Cuidado: seu Bolsa Família pode ser cancelado muito em breve
22/03/2024 às 23h44
Bolsa Família deverá ter uma nova leva de cancelamento em breve
Foi anunciado pelo governo federal que será usado a IA (Inteligência Artificial) para auxiliar no pente-fino do Bolsa Família. A afirmação foi realizada pelo Ministro do Desenvolvimento Pessoal, Wellington Dias, na última terça (19).
O intuito da utilização da IA é fazer com que o benefício seja pago de forma exclusiva para as famílias que realmente possuem direito ao Bolsa Família.
+ Notícia dada pelo Nubank pega os brasileiros de forma inesperada
“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, declarou o ministro.
Atualmente, cerca de 2% das famílias que recebem o benefício não se encaixam nos requisitos estabelecidos para o programa. Com o uso da IA, o objetivo é ter 100% de eficiência na concessão do programa. A declaração do Ministro acabou sendo feita durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e CadÚnico.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
O plano anual de fiscalização acabou determinando 8 ações que devem ser feitas pela rede, no intuito de prevenir fraudes e melhorar as informações e fiscalizações dos programas sociais. Entre elas, está a elaboração de uma proposta para unificar o fluxo de denúncias relacionadas ao Bolsa Família e ao CadÚnico. O programa conta com cinco diretrizes gerais do plano de ação, sendo:
+ 4 perfumes femininos brasileiros que valem mais a pena que importados caríssimos
Ações estruturantes de combate a fraudes, inclusive cibernéticas;
Não criminalização da pobreza;
Estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios;
Evolução do cruzamento de dados e ampliação das bases;
Transparência e comunicação com a sociedade.
O programa ainda prevê a criação de 2 grupos de trabalho. Um será o responsável por elaborar uma proposta para a aplicação dos recursos federais no CadÚnico, enquanto o outro vai ser responsável pelo planejamento para redução de litigiosidade, tratando sobre medicação e conciliação de conflitos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.