Com REGISTRO EM CARTEIRA, o INSS apresenta 3 NOVAS FORMAS para se APOSENTAR em 2024; veja REGRAS
20/03/2024 às 9h32
Você tem registro em carteira? Maravilha! A nova lei do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai garantir aos trabalhadores sob regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e contribuíntes do órgão, 3 novas formas para poder se aposentar.
A partir de agora, existe a aposentadoria programada, que substitui a por tempo de contribuição ou por idade. Serão 180 meses de carência de contribuição e idade mínima de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens).
Pensando no fator determinante para se aposentar, o tempo de contribuição para este caso seria de mínimo 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
A segunda nova vantagem é a aposentadoria por invalidez, em alguns casos, concedida de forma imediata. A quem enfrenta muitos desafios na saúde, e de acordo com uma lista de doenças e condições de saúde listadas pelo INSS, essa forma de se aposentar pode vir em boa hora e menos complicada do que se imagina.
A terceira vantagem dada pelo INSS diante de nova lei, é a aposentadoria aos professores, que vai considerar uma soma do tempo de contribuição ao órgão e em relação a idade. A exigência é de 86 pontos para mulheres e 95 pontos aos homens.
O tempo exigido de contribuição dos professores é de 25 anos às mulheres e de 30 anos aos homens. A vantagem é a idade minima, sendo 53 anos e 6 meses para mulheres e 58 anos e 6 meses aos homens.
Quais as vantagens de ter carteira registrada?
Desde o salário fixo mensal, os trabalhadores com registo em carteira têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), 13º salário, PIS/ Abono Salarial (dependendo se ganha até 2 salário mínimos mensais), férias remuneradas e outros benefícios oferecidos pelo empregador diante das normas da empresa privada.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.