HOJE (19/03): IDOSOS de 60,61,62,63 anos para cima com o RG 2024 recebem PRESENTÃO e brasileiros celebram
19/03/2024 às 22h20
Hoje é dia de comemoração para os idosos: aqueles com 60 anos ou mais e RG 2024 recebem um presente incrível. Entenda o motivo da euforia nacional
Mais de 3,5 milhões de brasileiros já adotaram o novo Registro Geral (RG), marcando uma era de transformação na identificação civil nacional. Desde 11 de janeiro de 2024, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) avançou significativamente, com exceção dos estados do Amapá, Bahia e Roraima.
Esta modernização visa unificar o número de identificação dos cidadãos em todo o país, integrando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificador único e válido em território nacional.
Principais características do novo RG
O novo RG destaca-se pela eliminação dos campos “sexo”, “nome” e “nome social”, proporcionando uma identificação mais inclusiva. Ademais, o documento possibilita a incorporação de informações de outros documentos essenciais, como a carteira de vacinação, CNH, título de eleitor e certificado de reservista militar, entre outros, mediante apresentação dos documentos pessoais no momento da emissão.
Importante para a população idosa, o novo RG apresenta um prazo de validade adaptado às diferentes faixas etárias:
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- A partir de 60 anos: validade indeterminada.
A emissão do novo RG não é obrigatória imediatamente para todos. Aqueles com o documento atual válido por mais uma década após a atualização não precisam se preocupar com a emissão do novo documento até 2032. Contudo, para quem necessita renovar ou obter uma segunda via, o novo modelo já está disponível.
Como obter o novo RG
O processo para solicitar o novo RG é direto. Interessados devem procurar um órgão de identificação civil e solicitar a emissão do documento. A emissão do novo RG, disponível em formato físico e virtual, inova ao incluir um código QR para autenticação sem necessidade de internet.
A integração de outros documentos no novo RG é facultativa, permitindo aos cidadãos uma maneira conveniente de centralizar suas informações. Essa funcionalidade reforça a segurança e praticidade do novo RG.
Unificação de CPF e RG
A unificação entre o RG e o CPF elimina a emissão de múltiplos números de RG por diferentes estados, reduzindo possibilidades de fraude e simplificando a identificação civil. A nova CIN contém um QR Code e um código MRZ (Machine Readable Zone), tornando-o um documento de viagem aceito internacionalmente.
Segurança reforçada
A segurança é um ponto crucial do RG, que utiliza tecnologia blockchain para assegurar a imutabilidade das informações. Essa tecnologia, combinada com o QR Code, oferece um meio eficiente de verificar a autenticidade do documento, aumentando a proteção contra fraudes.
Procedimento para emissão
Para emitir o RG, os cidadãos devem comparecer aos órgãos emissores com a certidão de nascimento ou casamento. O documento é emitido gratuitamente para a primeira via ou substituição, mas a segunda via pode ter custo, variável conforme o estado.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.