Nova lei garante seguro-desemprego para MEI: Saiba quais serão as novas regras

16/03/2024 às 15h36

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Nova lei garante seguro-desemprego para MEI (Foto: Reprodução / Pronatec)

Proposta de lei quer conceder seguro-desemprego para MEI

Os MEIs e pequenos empresários são essenciais para a economia do nosso país, desempenhando um papel fundamental na geração de empregos, na movimentação do mercado e no crescimento econômico do Brasil.

Acontece que existe uma proposta de lei que tem como objetivo estender os benefícios do seguro-desemprego aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos empresários.

SAIBA MAIS! Caixa confirma: PÉSSIMA notícia para quem trabalhou em 2023 de carteira assinada

De acordo com informações do portal Pronatec, a Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que poderia mudar completamente o conceito de apoio ao empreendedor no Brasil.

A proposta sugere mudanças na lei do seguro-desemprego para incluir MEIs e pequenos empresários como beneficiários, possibilitando a esses grupos a chance de requerer o auxílio caso enfrentem demissão sem justa causa e estejam sem renda nos últimos dois anos.

LEIA TAMBÉM:

Para quem não sabe, o seguro-desemprego é um benefício aos trabalhadores CLTs (carteira assinada), que são demitidos sem justa causa, visando ampará-los financeiramente enquanto buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

A medida é importante considerando os desafios enfrentados pelos MEIs e os pequenos empresários, especialmente em tempos de crise. A expectativa é que esse projeto entre em tramitação ainda em 2024.

Microempreendedores MEI (Foto: Reprodução) CNPJ

MEI (Foto: Reprodução / Gov)

MEI PODE COMPRAR CARRO 0KM?

Empresários e microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil têm uma oportunidade incrível de comprar carros novos com descontos significativos, graças às isenções fiscais oferecidas pelo Governo.

Esta medida tem como intuito incentivar a formalização e fortalecer os negócios dos microempreendedores no país. Os MEIs podem obter descontos de 2% a 30% na compra de veículos novos.

Essa economia vem da isenção de impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Thumbnail Video Youtube

O desconto depende do acordo entre os fabricantes de veículos e o Governo Federal e Estadual, já que o ICMS é um imposto Estadual e o IPI, Federal.

Para adquirir um carro com essas isenções, os MEIs devem apresentar documentação que comprovem a atividade empresarial, como o certificado CCMEI, o cartão CNPJ, além de documentos de identificação pessoal de acordo com informações do portal UOL.

É imprescindível que o CNPJ esteja ativo. A documentação é submetida ao fabricante do veículo, que produzirá o automóvel e reportará o comprovante de isenção ao Governo. Por conta desse processo, apenas carros novos são elegíveis para essa modalidade.

Lista dos carros considerados mais feios pelos consumidores (Imagem Reprodução Internet)

Carros estacionados (Foto: Reprodução / Canva)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.