Nova lei garante seguro-desemprego para MEI: Saiba quais serão as novas regras
16/03/2024 às 15h36
Proposta de lei quer conceder seguro-desemprego para MEI
Os MEIs e pequenos empresários são essenciais para a economia do nosso país, desempenhando um papel fundamental na geração de empregos, na movimentação do mercado e no crescimento econômico do Brasil.
Acontece que existe uma proposta de lei que tem como objetivo estender os benefícios do seguro-desemprego aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos empresários.
SAIBA MAIS! Caixa confirma: PÉSSIMA notícia para quem trabalhou em 2023 de carteira assinada
De acordo com informações do portal Pronatec, a Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que poderia mudar completamente o conceito de apoio ao empreendedor no Brasil.
A proposta sugere mudanças na lei do seguro-desemprego para incluir MEIs e pequenos empresários como beneficiários, possibilitando a esses grupos a chance de requerer o auxílio caso enfrentem demissão sem justa causa e estejam sem renda nos últimos dois anos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Para quem não sabe, o seguro-desemprego é um benefício aos trabalhadores CLTs (carteira assinada), que são demitidos sem justa causa, visando ampará-los financeiramente enquanto buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
A medida é importante considerando os desafios enfrentados pelos MEIs e os pequenos empresários, especialmente em tempos de crise. A expectativa é que esse projeto entre em tramitação ainda em 2024.
MEI PODE COMPRAR CARRO 0KM?
Empresários e microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil têm uma oportunidade incrível de comprar carros novos com descontos significativos, graças às isenções fiscais oferecidas pelo Governo.
Esta medida tem como intuito incentivar a formalização e fortalecer os negócios dos microempreendedores no país. Os MEIs podem obter descontos de 2% a 30% na compra de veículos novos.
Essa economia vem da isenção de impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O desconto depende do acordo entre os fabricantes de veículos e o Governo Federal e Estadual, já que o ICMS é um imposto Estadual e o IPI, Federal.
Para adquirir um carro com essas isenções, os MEIs devem apresentar documentação que comprovem a atividade empresarial, como o certificado CCMEI, o cartão CNPJ, além de documentos de identificação pessoal de acordo com informações do portal UOL.
É imprescindível que o CNPJ esteja ativo. A documentação é submetida ao fabricante do veículo, que produzirá o automóvel e reportará o comprovante de isenção ao Governo. Por conta desse processo, apenas carros novos são elegíveis para essa modalidade.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!