Globo passa a reprisar duas novelas à tarde, reduz Jornal Hoje e briga pela liderança com A Hora da Venenosa
03/09/2021 às 21h28
A rede Globo está se planejando para transformar novamente a grade de programação das tardes da emissora. Em 2022, o canal carioca terá uma segunda faixa de reprises de novelas no horário vespertino: a partir das 15h45. Com isso, o Jornal Hoje terá sua duração reduzida, como era antes da pandemia da Covid-19, e a Sessão da Tarde lutará pela liderança contra A Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral, da Record, que virou uma competidora ferrenha em audiência na TV aberta.
A emissora carioca perde audiência para o quadro de fofocas de Fabíola Reipert na concorrência há sete anos. Contudo, o novo plano da Globo é focar na transição de público. Por conta disso, após a exibição dos filmes, a emissora colocará novelas leves, comédias, que sejam do agrado do público mais jovem. Tramas como Alma Gêmea (2006), serão fortes candidatas, por mais que já tenham sido reprisadas anteriormente.
As mudanças foram pensadas pelo departamento de programação e todo planejamento está em desenvolvimento internamente na emissora carioca. Segundo o Notícias da TV, até a área comercial já foi acionada para trabalhar as vendas dessa grade que será exibida em 2022.
Na madrugada, Brasil Urgente atinge a vice-liderança e supera a Record
O Jornal Hoje, que possui aproximadamente uma hora e meia de duração, retornará ao antigo formato com cerca de 40 minutos. A nova faixa de novela também não mudará o Vale a Pena Ver de Novo. O espaço de reprises da Globo continuará na programação com novelas fortes, que marcaram época, como é o caso de O Clone (2001), que é a próxima trama a entrar no horário.
LEIA TAMBÉM:
● Mano Menezes deixa história no Corinthians para trás e se prepara para assinar novo contrato
● Com a ajuda de Travessia, Jogo da Discórdia faz BBB23 marcar recorde na Globo
● Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, quase desmaiou na Globo e motivo foi divulgado para o público
A programação vespertina do canal inclui uma nova edição de Malhação feita por irmãos negros e que cresceram em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. A emissora engavetou a história que seria feita em 2020, Transformação, escrita por Márcia Prates e Priscila Steinman.
O título provisório da nova temporada de Malhação é “Eu Só Quero É Ser Feliz”.
Todas as transformações pensadas e realizadas pela rede Globo faz a líder em audiência seguir os mesmos passos das suas concorrentes, Record e SBT, que também costumam apostar em reprises de novelas para garantir o grande número de audiência.
Contudo, se as programações do SBT e Record continuarem do jeito que estão, as novas novelas enfrentarão o Fofocalizando e Casos de Família na emissora comandada por Silvio Santos. Na Record, a briga será contra Prova de Amor, trama escrita por Tiago Santiago.
César Tralli ocupa lugar de Maju, entra às pressas no Jornal Hoje e revela cenário alarmante
A Record já chegou a exibir duas reprises seguidas de novelas em sua programação vespertina. Atualmente, a emissora de Silvio Santos possui duas tramas mexicanas no horário da tarde: Coração Indomável, às 17h30, e Amor Verdadeiro, às 18h30.
Já a reprise que está sendo exibida e fazendo sucesso no Vale a Pena Ver de Novo é Ti Ti Ti (2011), seguida por uma reexibição de Malhação Sonhos. Porém, as duas têm apresentado um baixo registro de audiência, o que vem prejudicando novela das 18h da Globo, Nos Tempos do Imperador.
Também de acordo com o Notícias da TV, a emissora carioca não oficializou todas essas mudanças em sua grade. “A grade de 2022 ainda está em construção, há várias ideias e projetos em desenvolvimento e nem todos eles estarão confirmados para a grade do ano que vem”, consta a nota da Comunicação da emissora.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.