CNH Social: 10 mil vagas para tirar a habilitação de forma gratuita estão abertas; saiba mais
12/03/2024 às 20h13
Veja como conseguir a sua CNH de forma gratuita
A carteira de motorista acaba sendo um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Seja para conseguir maior liberdade na rotina ou adquirir um veículo ou para conseguir melhores ofertas de trabalho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode fazer falta para a maioria da população.
Por conta do alto custo do processo de habilitação, várias pessoas não conseguem ter o documento. Mas, o programa CNH Social visa auxiliar pessoas de baixa renda que queiram finalmente conseguir a sua CNH.
Pensando nisso, um estado brasileiro acabou abrindo inscrições para pessoas de baixa renda que queiram finalmente conseguir a sua CNH. Assim, um estado brasileiro abriu as inscrições para o programa nesta última segunda (11).
De acordo com o governo estadual, 100% das taxas de emissão vão ser custeadas. Mas, é preciso que os candidatos se enquadrem nos requisitos exigidos pelo programa. Dessa forma, a expectativa que se tem é que 10 mil pessoas consigam os seus documentos por meio da CNH Social. Essa é uma iniciativa do governo do Mato Grosso.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
As inscrições para o programa devem ser feitas por meio do site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que é responsável pela avaliação das inscrições e seleção dos beneficiários. Depois da escolha dos candidatos, a lista com o nome dos aprovados irá ser encaminhada diretamente ao Detran.
E será por lá que os cidadãos vão dar continuidade ao processo da CNH. Porém, o programa é disponibilizado para pessoas com mais de 18 anos, que são inscritas no CadÚnico. Vale dizer também que é necessário saber ler e escrever, além de comprovar moradia em Mato Grosso há pelo menos 1 ano.
Porém, os cidadãos que já possuem uM Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) em aberto não vão poder concorrer ao programa.
+ Corridas da Uber e 99 correm o risco de ficarem mais caras após regulamentação
O programa não conta com vagas para renovação da CNH e nem para emissão de documento definitivo. Aos aprovados, eles ficarão livres das despesas relacionadas ao processo de habilitação, como exame de avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental.
Também haverá isenção no pagamento do exame teórico, prova prática e as demais taxas envolvidas no processo. Cada beneficiário vai ter direito a um reexame para cada uma das etapas ao longo de todo o processo.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.