Governo Lula está concedendo até 65% de desconto na conta de luz para este grupo de pessoas
06/03/2024 às 1h45
Famílias de baixa renda possuem direito a desconto de até 65% na conta de luz
Caso você não saiba, o desconto da conta de luz pode ser solicitado por milhares de famílias brasileiras. E o mesmo pode chegar até 65%. Não é nenhuma novidade que a tarifa de energia elétrica é uma das maiores preocupações dos brasileiros.
A conta é uma despesa essencial que está cada vez mais cara. A população em situação de vulnerabilidade social é a mais afetada com isso, já que nem sempre tem dinheiro para quitar o pagamento da dívida.
+ INSS libera calendário do 13º salário e brasileiros comemoram liberação de valor extra
E é justamente por conta disso que as autoridades precisam pensar em políticas públicas de inclusão social. Apesar disso, é possível que toda a população brasileira tenha acesso aos serviços básicos, como energia elétrica. Vale destacar que existe um programa com a finalidade de ampliar o acesso.
Antes de mais nada, é muito importante mencionar qual é o programa que garante desconto na conta de luz. O mesmo é chamado de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e foi criado pelo Governo Federal no objetivo de fazer com que toda a população brasileira tenha acesso ao serviço de energia.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Dessa forma, os descontos podem ser de até 65%. E para ter acesso ao programa, é necessário se enquadrar em alguns critérios, como estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e receber até meio salário mínimo como renda mensal familiar per capita (por pessoa).
Aos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também pode ter acesso ao desconto. O mesmo é válido para as famílias com renda total de até três salários mínimos, porém, que tenham algum integrante com doença grave, cujo o tratamento necessite de aparelhos que usem grande quantidade de energia elétrica.
Então caso você se enquadre nestas condições, poderá receber os descontos na conta de luz. Vale dizer que o próprio CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) encaminha a família para o desconto, caso ela atenda aos critérios.
+ Um bilhão e meio: nova decisão de Lula irá impactar os beneficiários do Bolsa Família
Se você tiver alguma dúvida, o recomendado é que procure por uma unidade do órgão ou entre em contato com a companhia de distribuição de energia elétrica da cidade. Um outro importante ponto é que moradores de comunidades indígenas ou quilombolas também podem receber o desconto.
Vale ainda destacar que o desconto na conta de luz precisa ser aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.