MUDANÇA CONFIRMADA HOJE (05): Idosos acima dos 60+ têm DIREITO ao Transporte Público GRATUITO; Entenda

05/03/2024 às 8h58

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Idosos brasileiros agora tem direito ao transporte público gratuito aos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Se você é um brasileiro com 60 anos ou mais, fique sabendo que tem direito ao transporte público gratuito em todo o Brasil. Mas há algumas mudanças estabelecidas pelo Governo Federal quanto a isso e você precisa ficar atento a partir de agora aos seus direitos.

+Banimento em massa e na surdina: Motoristas denunciam o que a Uber e a 99 estão fazendo em São Paulo e no RJ

O Governo Federal, juntamente a diversos governos estaduais e municipais, está proporcionando maior acessibilidade e mobilidade aos idosos nos últimos anos. Acontece que foi aprovada agora a extensão da gratuidade no transporte público coletivo às pessoas com idades entre 60 e 64 anos.

+REVELADO: Conheça AGORA quais são os 7 PERFUMES que os homens MAIS ELOGIAM quando as mulheres USAM

Cartão do idoso é liberado e brasileiros comemoram notícia (Imagem Reprodução Canva)

Cartão do idoso é liberado e brasileiros comemoram notícia (Imagem Reprodução Canva)

Segundo o Estatuto do Idoso, o direito de utilização gratuita do transporte público coletivo de ônibus e metrô é garantido para pessoas com 65 anos ou mais em todo o território nacional desde o ano de 2003, aplicado em grandes cidades quanto nos pequenos municípios.

LEIA TAMBÉM:

+Falência arrasadora após 3 décadas: O fim de 2 marcas gigantes de café e de açúcar indo à leilão no Brasil

Mas agora há extensão desse benefício aos idosos entre os 60 a 64 anos, mas isso depende muito da regulamentação local, e tudo isso vem sendo implementado de forma gradual em alguns estados e cidades brasileiras. Para se ter esse direito, deve-se solicitar o cartão do idoso o quanto antes.

Cartão de ônibus para idoso é benefício real no Brasil (Imagem Reprodução Divulgação)

Cartão de ônibus para idoso é benefício real no Brasil (Imagem Reprodução Divulgação)

A título de exemplo, na cidade de São Paulo, as pessoas com 65 anos ou mais devem dar entrada em um cadastro no site da SPTrans, com dados como o RG, CPF, comprovante de residência e uma foto recente para se criar o cartão do idoso. Já os cidadão entre 60 e 64 anos tem direito ao benefício incluso no próprio Bilhete Único, dando a tarifa zero.

+“Morreu”: César Tralli paralisa Jornal Hoje às pressas com perda irreparável que deixa Brasil de joelhos

Também há os benefícios em viagens interestaduais atualmente. De acordo com o Estatuto do Idoso, duas vagas são reservadas gratuitamente, em cada ônibus, trem ou embarcação, aos idosos de baixa renda em diferentes estados brasileiros. Caso as vagas estejam ocupadas, os idosos têm direito a desconto de 50%, no mínimo, sob o valor da passagem.

Modelo de cartão do idoso, benefício concedido pelo Governo (Imagem Reprodução Divulgação)

Modelo de cartão do idoso, benefício concedido pelo Governo (Imagem Reprodução Divulgação)

+OMS FAZ ALERTA GERAL: Estudos comprovam quais são os PIORES ALIMENTOS que desenvolvem vários tipos de CÂNCER

O que garante o Estatuto do Idoso?

Além da gratuidade nos transportes públicos e viagens interestaduais, ainda há a garantia de assentos preferenciais, atendimento preferencial, descontos de 50% em eventos, atrações e shows públicos, acompanhante hospitalar, vagas reservadas em estacionamentos, medicamentos gratuitos, dentre outros.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.