CONTROLE A GLICOSE: Indicação de 5 LEGUMES que têm efeito de BAIXAR as taxas alteradas de açúcar no sangue
28/02/2024 às 8h41
Ter uma diabetes de tipo 1 ou 2 descompensada, é uma grande problemática para muitos brasileiros. A doença crônica têm remédios prescritos por médicos para os pacientes e o controle da glicemia deve ser feito diariamente. Nutricionistas recomendam 5 legumes que têm o efeito de baixar a glicose no sangue e controlar tudo isso.
1) Cenoura
O famosa cenoura não é alimento só de coelhos e cavalos, mas faz muito bem ao corpo humano, ainda mais ao pré-diabético e o paciente já diagnosticado com os níveis de açúcar alterados no sangue.
Rica em betacaroteno, a cenoura faz bem para os olhos e ajuda a regular as taxas elevadas de glicemia no sangue, ainda mais devido sua propriedade antioxidante, que elimina os radicais livres do corpo e melhora as células beta pancreáticas.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
2) Brócolis
Muitos não gostam de comer esse legume pelo cheirinho desagradável que ele solta no cozimento, mas verdade seja dita: após cozido e geladinho, dá uma excelente salada fresca se bem temperada com alho frito, vinagre e cebolinhas fatiadas bem fininhas.
O brócolis é uma rica fonte de fibras, considerada essencial para o controle da glicose alta no sangue, pois ele contém sulforafano em sua composição, ou seja, o astro quando se trata de controlar a resistência insulinica e os niveis de glicemia.
3) Abobrinha
Um dos legumes mais sem gosto que existem, mesmo que temperado, assado, refogado, deve ser comido mais do que nunca – mesmo que a contragosto do paladar dos mais exigentes – pois ela é rica em fibras solúveis e que reduz a velocidade da absorção dos alimentos, ou seja, evita os picos descontrolados do açúcar no sangue.
4) Berinjela
O legume roxinho é ótimo para assados e refogados, inclusa até em bebidas que ajudam a reduzir as taxas alteradas de glicose. Rica em fibras solúveis e com baixíssimo índice glicêmico, a berinjela é fonte de compostos clorogênicos que regulam a diabetes.
5) Couve-Flor
Ela parece um cérebro, mas é uma delícia após cozida e inclusa em uma salada fresca. Seja feita no vapor, no forno, ou até aderida ao arroz, a couve-flor é um riquíssimo complemento às medicações diárias para manter os níveis de açúcar no sangue mais controlados do que nunca.
Qual a taxa normal de glicemia?
O estado normal da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Caso sua glicemia esteja entre 100 e 125 mg/dl pode ser considerado um paciente com pré-diabetes. Aos que atingem acima de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.