Pode ir se despedindo: Governo Lula confirma fim de serviço no INSS atingindo os beneficiários em 2024

24/02/2024 às 11h42

Por: Diego Laureano
Logo do INSS e Lula (Foto: Reprodução / Gov / Montagem HoraDoBenefício)
Logo do INSS e Lula (Foto: Reprodução / Gov / Montagem HoraDoBenefício)

Governo Lula confirma fim de serviço no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é o órgão responsável pelos pagamentos de benefícios de milhares de aposentados e pensionistas.

Acontece que em alguns casos, o trabalhador precisa se aposentar por motivo de doença. Desse modo, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que até junho todas as perícias médicas serão feitas pela internet, por meio do Atestmed.

SAIBA MAIS! Chance de conseguir cartão de crédito e empréstimo até para negativados: Nubank divulga 4 vantagens INCRÍVEIS

O sistema então passará a substituir a perícia presencial, com o envio on-line de atestados e laudos médicos nos pedidos de benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Carlos Lupi comentou sobre o motivo que fez com que a mudança acontecesse em entrevista ao SBT News. “Porque as pessoas ainda estão com a cultura de marcar presencialmente”, afirmou o ministro do Governo Lula.

LEIA TAMBÉM:

https://youtu.be/6c2k0BBwnY8?si=q2lCRevHgoCbVh3T

“Com o Atestmed, uma via eletrônica, todo mundo pode escanear e mandar (o atestado), todo mundo pode chegar numa agência e mandar o atestado que o próprio médico já deu. É médico, tem CRM… Se vale para a empresa, por que o INSS não vai receber?”, questionou Lupi.

“Estamos automatizando isso. Até maio ou junho deste ano, vamos ter 100% (das perícias) obrigatoriamente pelo atestado”, falou ele, que ainda justificou que será importante para acelerar a fila de pedidos, já que dados do INSS mostraram que o tempo médio de espera de pedidos de benefício chegou a 46 dias em janeiro de 2024.

Tudo será feito pelo aplicativo Meu INSS, sendo uma grande vitória para milhares de pessoas que precisam dos benefícios da Previdência Social.

Carlos Lupi é ministro do Governo Lula (Foto: Reprodução / Gov)

Carlos Lupi é ministro do Governo Lula (Foto: Reprodução / Gov)

QUAIS SÃO OS 4 BENEFÍCIOS QUE OS IDOSOS TÊM DIREITO?

Transporte Gratuito Ampliado: O acesso ao transporte público, agora mais eficiente, contribui para a locomoção e a independência, fundamentais para a manutenção da qualidade de vida. Cada estado possui as suas variantes desse benefício, como Cartão do Idoso ou apenas o documento com foto.

Fim do Imposto de Renda: Uma das principais conquistas para os idosos é o fim do imposto de renda. Os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos já tinham direito à isenção de R$ 1.903,98 por mês, agora essa conquista se torna uma realidade de fato ao contar com outra faixa de isenção de igual valor.

Isenção de IPTU: Essa medida no início do ano chega como um alívio financeiro de extrema importância, possibilitando que mais idosos possam redirecionar melhor seus orçamentos sem o peso de um dos impostos mais temidos da população. Quem tem mais de 60 anos fica isente dessa cobrança.

Vagas gratuitas em transporte coletivo interestadual: No transporte coletivo interestadual, os idosos com renda de até dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas. Caso essas vagas estejam ocupadas, a empresa pode oferecer 50% de desconto na passagem. Essa medida visa garantir que eles possam viajar com mais conforto e acessibilidade.

Informações do portal UOL.

Idosos soltando fogos e celebrando: Reajuste de aposentadoria e aumento do benefício do INSS (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem Gustavo)

Idosos aposentados do INSS (Fotos: Reprodução/ FreePik)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.