Cartão do idoso é liberado nessa quarta-feira (21) e brasileiros podem comemorar novidade
21/02/2024 às 11h35
Esse benefício para a população com mais de 60 anos está dando o que falar e brasileiros comemoram a vitória
No Brasil, as Leis que visam proteger os direitos das pessoas com mais de 60 anos vem ganhando cada vez mais espaço. Recentemente a notícia sobre o cartão do idoso fez os brasileiros comemorarem.
Um desses principais objetivos dessa legislação é dar às pessoas idosas maior condições para locomoção nos transportes públicos coletivos no país.
Com isso, o cartão do idoso dá o direito das pessoas que se enquadram nos requisitos andar em ônibus, trens e metrôs sem pagar nada.
Como solicitar?
Para os idosos com 65 anos ou mais em São Paulo, o processo de solicitação do cartão de ônibus do idoso é simples. Basta entrar no site da SPTrans, apresentar os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) e aguardar seu cartão chegar.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
No caso das pessoas de 60 a 64 anos, se já tiver o bilhete único, ele já servirá como o cartão do idoso. Se não tiver, basta fazer a solicitação pelo site e ir até um posto de atendimento para retirar e garantir a gratuidade no transporte público.
Vale destacar que as regras para emissão desse documento varia em cada região, portanto o recomendado é se informar nos órgãos responsáveis no seu Município para adquirir de forma correta o seu direito.
Interestaduais
A lei também permite às pessoas de mais de 60 anos viajar entre os estados de forma gratuita, desde que sejam cumpridos alguns requisitos.
De acordo com o Estatuto do Idoso, cada veículo deve reservar duas vagas gratuitas para idosos de baixa renda, além de oferecer descontos de 50% nas demais passagens, caso as vagas gratuitas estejam ocupadas.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.