10 alimentos que reduzem o risco do desenvolvimento de câncer

15/02/2024 às 18h46

Por: Bruno Silva
Dicas de alimentação para prevenir o câncer (Imagem: Reprodução)
Dicas de alimentação para prevenir o câncer (Imagem: Reprodução)

Esses alimentos ajudam a prevenir o câncer

A alimentação acaba sendo ligada a inúmeros aspectos da saúde. E uma dieta equilibrada pode ajudar, por exemplo, na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, a exemplo de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Segundo estudo, o progresso da doença é bastante influenciado pela alimentação, por conta disso, consumir alguns alimentos específicos com frequência pode acabar ajudando a reduzir o desenvolvimento da doença.

Veja a baixo, de acordo com publicação do portal Healthline, os 10 alimentos que podem diminuir os riscos de câncer.

+ Esse truque da canela com o vinagre todos deveriam saber

1 – Brócolis: o mesmo é rico em sulforafano, composto vegetal que pode ter propriedades anticancerígenas potentes. De acordo com estudo, o sulforafano diminuiu o tamanho de células de câncer de mama em até 75%.

LEIA TAMBÉM:

Além do câncer de mama, o brócolis é associado à prevenção do câncer colorretal e de cólon, por isso, é importante incluir o vegetal nas refeições.

2 – Cenoura: ingerir a cenoura pode acabar ajudando a combater certos tipos de câncer. Um estudo concluiu que as cenouras podem reduzir o risco de câncer de estômago em até 26%. Em outros estudos, a hortaliça foi associada à diminuição dos riscos de desenvolver câncer de próstata e de pulmão, inclusive para fumantes.

3 – Feijão: além das leguminosas serem fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo, estudos estão revelando que o feijão pode ajudar a proteger contra o câncer colorretal.

4 – Canela: conhecida pelos poderes medicinais, a canela pode acabar ajudando a bloquear a disseminação de células cancerígenas, segundo estudo.

Canela é favorável para diversos usos (Foto: Reprodução)

Canela é favorável para diversos usos (Foto: Reprodução)

5 – Nozes: as nozes podem prevenir os riscos de desenvolvimento do câncer. De acordo com um outro estudo, o consumo regular de nozes acabou reduzindo o risco de desenvolver cânceres colorretal, pancreático e endometrial.

6 – Azeite de oliva: com vários benefícios para a saúde, o azeite ainda pode diminuir as chances de desenvolver a doença. Um estudo mostrou que pessoas que consumiam mais azeite tinham um risco menor de desenvolver câncer de mama e do sistema digestivo.

7 – Açafrão: a cúrcuma ou o açafrão acaba trazendo vários benefícios para saúde pelas propriedades anti-inflamação e antioxidantes. Segundo estudo, a especiaria reduz a disseminação de células cancerígenas de cólon.

8 – Linhaça: além de ser rica em fibras e gorduras boas, a linhaça ainda pode retardar o desenvolvimento do câncer e matar células cancerígenas.

Um estudo acabou demonstrando que as mulheres com câncer de mama que consumiam um muffin de linhaça diariamente por mais de 1 mês estavam apresentando diminuição no crescimento do tumor, aumentando assim a morte de células cancerígenas.

Em outro estudo, homens com câncer de próstata apresentaram melhorias depois de fazerem tratamento com linhaça.

+ Lula bate martelo sobre antecipação do 13º salário do INSS e decisão pode afetar aposentados e pensionistas

9 – Tomates: o tomate pode acabar reduzindo o risco de câncer pelo licopeno, composto responsável pela cor vermelha da fruta e também pelas propriedades anticanceríanas do tomate. Segundo estudo, a ingestão de tomates crus e cozidos ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

10 – Peixes gordurosas: os peixes gordurosos, como salmão, cavala e anchova, na dieta pode acabar diminuindo as chances de desenvolver tumores malignos por serem proteínas ricas em vitamina D, ácidos graxos e ômega-3. De acordo com estudo, uma maior ingestão de peixe encontra-se associada a um menor risco de câncer do trato digestivo.

Já um outro estudo também mostrou que a ingestão de peixes diminui a probabilidade de desenvolver câncer colorretal e que o consumo de carnes vermelhas e processadas pode aumentar os riscos.

Peixe é um alimento rico em ômega 6 (Imagem: Reprodução)

Peixe é um alimento rico em ômega 6 (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.