Cancelamento do Bolsa Família: nova lei do CPF e RG para todos os finais 0 a 9 assusta brasileiros
08/02/2024 às 21h01
Saiba como a mudança no RG e CPF pode impactar no Bolsa Família
O CPF e o RG acabam sendo documentos essenciais para a identificação dos brasileiros, e recentemente, foram implementadas novas leis que trazem mudanças significativas.
As alterações estão preocupando milhões de pessoas no Brasil, principalmente as que são beneficiárias do Bolsa Família. Fique por dentro do impacto dessa mudança no programa social:
+ INSS surpreende aposentados com calendário de fevereiro e valor aumentado
A nova lei do CPF e do RG está gerando apreensão nos brasileiros, muito por conta da implicação na perda do Bolsa Família. Os documento são amplamente usados pela população na identificação e o programa do governo é destinado àqueles que vivem em situações de vulnerabilidade.
Por isso, a possibilidade de perdê-los gera grande preocupação. No mês de janeiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos encerrou o prazo para que todos os estados começassem a emitir a nova carteira de identidade nacional, conhecida como CIN.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
O documento irá substituir o RG, que vai continuar válido até o começo de 2032. Mas, a partir desse ano, vai ser obrigatório a emissão do novo documento, que está sendo expedido pela maioria dos estados.
Segundo informações, a primeira data prevista para a emissão do CIN era 6 de novembro de 2023, porém, foi prorrogada para janeiro de 2024. A prorrogação teve como objetivo evitar fraudes e dar o tempo adequado para que todos se adequassem às novas exigências.
+ Descubra agora o segredo para ter cabelos sedosos e brilhantes
IMPACTO NO BOLSA FAMÍLIA
O RG acaba sendo um documento fundamental para que os cidadãos possam ter acesso aos programas do governo, a exemplo do Bolsa Família. Com isso, os que não possuem RG ou não retirem a CIN correm o risco de perder o benefício.
Dessa forma, acaba sendo fundamental que todos os beneficiários do programa verifiquem a validade dos seus documentos e se atentem às novas exigências da lei.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.