Esses estados têm salário mínimo mais alto que o definido por Lula

Esses estados têm salário mínimo mais alto que valor definido por Lula; confira

07/02/2024 às 1h14

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Salário mínimo (Foto: Reprodução / Internet)

Alguns estados possuem salário mínimo maior que o nacional

O governo federal iniciou o ano com um reajuste no salário mínimo, que foi de 1.320 para 1.412. Mas, o piso de referência no maior estado brasileiro acabou surpreendendo os trabalhadores por ser mais alto do que o valor em vigência no âmbito nacional.

Porém, o salário mínimo no estado de São Paulo encontra-se fixado em 1.550 desde 2023, diferença de 138 reais em relação ao nacional. Todos os empregadores do território paulista devem respeitar o valor estadual ao remunerar os seus funcionários.

Aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no ano passado, o valor é diferente pois considera o custo de vida e o padrão econômino do estado, além das condições de demanda de mão-de-obra e custo de vida no local.

+ Faça esse creme reafirmante em casa e rejuvenesça a sua pele

A aplicação do piso salarial estadual também ocorre em locais como Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM:

Porém, o salário regional é aplicado apenas para os trabalhadores que não possuem piso salarial definido na lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. A referência também não se aplica à remuneração dos servidores públicos municipais.

Por outro lado, abrange categorias como trabalhadores domésticos, serventes, de serviços de limpeza, manutenção, correlatos, cuidadores de idosos, motoboys, manicures, cabeleireiros, pedicures, vendedores, pedreiros, pintores, encanadores, soldadores, vidraceiros, ceramistas, garçons, entre outros.

Vale ainda dizer que o último reajuste no salário mínimo em São Paulo se deu em maio do ano passado, o que pode significar que uma nova atualização pode ocorrer em breve.

+ Conheça os perfumes femininos que te farão exalar elegância e poder por mais de 24 horas

Voltando a falar sobre o salário mínimo nacional que hoje é de 1.412, ele começou a ser pago no dia 1º de fevereiro, sendo referente à folha de janeiro. O valor representa assim um reajuste de 6,79% em relação ao piso em vigor no ano passado, de 1.320.

O mesmo repõe a inflação de 3,85% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2023 e garante um aumento real de 3% baseado no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. A mudança na política de valorização do salário mínimo acabou sendo aprovada pelo Congresso Nacional em agosto.

Cerca de 59,3 milhões de trabalhadores vão ser impactados pelo reajuste, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

13º todo de uma vez: como receber salário em uma única parcela (Foto: Reprodução/Reprodução)

Notas de dinheiro (Foto: Reprodução/Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.