Benefício do INSS suspenso para quem não fizer a prova de vida?

Benefício do INSS será suspenso para quem não fizer a prova de vida? Saiba agora

06/02/2024 às 1h26

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Aposentados e pensionistas do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Saiba todos os detalhes e o que realmente é verdade em relação a prova de vida do INSS

Os segurados do INSS estão sendo notificados em relação a necessidade de fazerem a prova de vida, o procedimento é realizado anualmente no objetivo de evitar pagamentos indevidos ou fraudes. Os segurados não precisam se deslocar até uma agência, então veja como a comprovação pode ser feita.

Vale dizer que estão circulando notícias de que uma possível suspensão dos benefícios do INSS seja feita caso o segurado não realize a prova de vida, e essa informação é falsa. Até pelo fato de que a forma como o procedimento está sendo feito mudou nos últimos anos.

+ Conheça a bebida anti-inflamatória que ajuda pacientes que lutam contra o câncer

A prova de vida é o procedimento que comprova que o beneficiário está vivo, garantindo assim que ele continue recebendo o benefício. Ela é feita pelos segurados que recebem benefícios de longa duração.

Entre eles estão a aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade. Recentemente o Instituto enviou um comunicado por meio do aplicativo. Meu INSS para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro. Depois disso, começou a circular as notícias de que os segurados precisariam comparecer em uma agência para fazer a prova.

LEIA TAMBÉM:

Porém, desde 2022, o próprio INSS é quem está fazendo a busca ativa dos segurados. O que significa que eles não precisam mais se deslocar até uma agência bancária ou para o Instituto para fazer a comprovação.

As equipes do Instituto Nacional do Seguro Social vão se deslocar até as residências dos segurados para fazer o procedimento. Assim, é importante manter os dados pessoais atualizados no sistema.

+ Conheça os 3 veículos que duram muito e possuem baixa manutenção

De acordo com informações do INSS, ao todo foram 351.557 pessoas com datas de nascimento entre janeiro e março que não tiveram as suas informações confirmadas.

Segundo o Instituto, são utilizadas várias bases de dados para a prova de vida. Inclusive, o INSS trabalha para usar mais bases de dados de órgãos públicos e ampliar o cruzamento de dados.

INSS muda prova de vida para beneficiários (Foto: Reprodução)

INSS muda prova de vida para beneficiários (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.