Governo faz promessa para brasileiros para diminuir as filas do INSS

03/02/2024 às 17h55

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
INSS (Reprodução/Internet)

O Ministério da Previdência Social enfrentou desafios significativos em relação à fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no último ano. Embora a expectativa fosse reduzir o prazo entre o pedido e a resposta para 45 dias em 2023, o governo não alcançou essa meta.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reconheceu a impossibilidade de zerar a fila do INSS, mas o objetivo do governo é diminuir o tempo de espera entre o envio do pedido previdenciário e a resposta do Instituto. Houve casos de pessoas aguardando por mais de 180 dias para a conclusão de seus pedidos.

JÁ SAIU HOJE (03) lista de CPFs com PIX de R$1278 no CAIXA TEM em fevereiro

INSS (Reprodução/Internet)

INSS (Reprodução/Internet)

Atualmente, o prazo médio de espera para resposta do INSS é de 49 dias. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, revelou que o governo estuda reduzir esse tempo em 2024, com dois novos prazos dependendo do tipo de pedido:

  • Benefícios que dependem de análise administrativa: até 30 dias de espera;
  • Benefícios que dependem de perícia médica: até 45 dias de espera.

Para alcançar essa meta, o governo tem adotado diversas estratégias, incluindo o uso do Atestmed (substituição da perícia médica presencial por laudo médico).

LEIA TAMBÉM:

A realização de concursos públicos para contratar novos peritos médicos e funcionários administrativos, o oferecimento de bônus por desempenho aos funcionários e a realização de mutirões de perícia e avaliação social, inclusive aos finais de semana.

“Gols perdidos e lances errados”: Detonado pelos torcedores do Timão, Yuri Alberto tem desfecho no Corinthians 

As questões que contribuem para a demora na liberação de benefícios incluem a falta de peritos nas agências do INSS, o uso do Meu INSS por trabalhadores com pouco conhecimento tecnológico e pedidos incompletos.

O governo, liderado pelo ministro Carlos Lupi, busca abordar esses desafios para alcançar a meta de redução do prazo de espera, proporcionando respostas mais rápidas aos trabalhadores que solicitam benefícios previdenciários.

INSS (Reprodução/Internet)

INSS (Reprodução/Internet)

PIX de mais de R$ 750: Fevereiro vem com mais benefícios e dinheiro EXTRA no Bolsa Família

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.