Corra deles: Centenas de azeites são fraudados, proibidos pela ANVISA e podem até te matar

03/02/2024 às 14h40

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Azeites proibidos pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Muita gente não sabe, mas milhares de azeites são fraudados, proibidos pela Anvisa e podem até te matar. Vamos conferir?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por fiscalizar vários produtos que chegam nas mesas dos consumidores, entre eles os azeites que são os queridinhos das donas de casa.

De acordo com informações do portal Tudo Gostoso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma operação em que apreendeu mais de 9 mil garrafas de azeite de oliva fraudados sendo vendidos em um supermercado no litoral do Paraná.

SAIBA MAIS! O anúncio urgente do Bolsa Família para quem teve o benefício bloqueado e pagamento extra

Segundo informações do portal GOV.BR, em maio de 2023, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lampante, com o objetivo de combater a comercialização de azeite de oliva adulterado.

Na ocasião, foi apurado que um casal, residente em Foz do Iguaçu, importava irregularmente da Argentina o mencionado óleo. Posteriormente, a mercadoria era revendida pela internet e enviada para diversas regiões do país.

LEIA TAMBÉM:

“Eles possuem o registro da marca “Valle Viejo”, que está com comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2021. Laudos periciais realizados anteriormente apontaram que o produto em questão é uma mescla de óleos de soja e girassol e apresentou acidez de 5,2%. Vale frisar que, de acordo com as normas brasileiras, o azeite se torna impróprio para consumo humano quando a acidez é superior a 2%”, diz o comunicado.

Em outra ocasião, foram apreendidas 6 mil garrafas de azeites falsos em São Paulo, encontradas em fábricas e comércios do estado. O fato é que a falsificação e contrabando do azeite é mais comum do que se imagina, dessa forma, pode chegar até a matar.

Além de prejudicarem o consumidor financeiramente, vendendo um produto que não é o que alega ser, os azeites fraudados podem causar danos à saúde.

Azeite falsificado (Foto: Reprodução / Canva)

Azeite falsificado foi proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

QUAIS SÃO OS RISCOS DE AZEITES ADULTERADOS?

Já no ano de 2021, quem agiu foi a Anvisa. Conforme divulgado pelo portal Tribuna Online, aconteceu a apreensão de duas mil garrafas de azeites com suspeita de falsificação em supermercados da Grande Vitória, que deixou os consumidores preocupados.

A preocupação tem motivo. Segundo especialistas, o consumo de azeite ilegal e feito de forma irregular é nocivo à saúde, podendo causar intoxicação e até mesmo levar à morte.

“O problema do azeite falsificado, ou adulterado, é que utilizam na produção outro tipo de óleo, mais em conta, para baratear o produto. Não se sabe o tipo de óleo, sua origem, qualidade, como foi extraído, se foi feito de maneira caseira. É um perigo enorme”, destacou o doutor em Ciências dos Alimentos, Rodrigo Scherer.

Thumbnail Video Youtube

Desse modo, é preciso manter a atenção na hora de comprar o azeite para evitar adquirir um produto falsificado. Portanto, a principal forma de identificar é desconfiando do preço baixo, visto que quase 100% desse tipo de produto é importado, por isso o seu custo elevado.

Na hora da escolha, também opte por produtos que foram fabricados há menos de seis meses. Outra forma é conferir a lista de azeites falsificados já apreendidos pelo Mapa e denunciados pela Anvisa.

Marcas confiscados Azeite falsificado foi confiscado (Foto: Reprodução)

Azeite falsificado foi confiscado (Foto: Reprodução / Canva)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.