A embalagem do Macarrão NÃO traz precisão na informação: Aprenda a COZINHAR a massa da maneira CORRETA
01/02/2024 às 9h07
Comprar a massa de macarrão embalada é uma tradição brasileira ao irmos ao supermercado todos os meses. O prato de origem italiana se popularizou no país e não pode faltar nos almoços de domingo em família.
Visto como um alimento rápido de preparar, por conter massas pré-cozidas disponíveis em diversas variações nos mercados, o macarrão – ou o famoso prato de macarronada – é a opção ideal para um almoço e jantar sem os demorados preparos do arroz e feijão.
Mas verdade seja dita: a embalagem do macarrão vem com algumas instruções que não são, necessariamente, as mais corretas para o cozimento da massa. Variando de fogo, temperatura e tempo e modo de preparo, você deve saber o ponto ideal e maneira correta para cozinhá-lo nesse artigo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim das rugas, manchas e espinhas: Ingrediente popular traz pele de porcelana às idosas 60+
● Chegou nos 30? Veja como ativar o colágeno na pele com esses 3 ingredientes
● Aprenda a fazer esse sabonete caseiro e veja sua pele se transformar em pouco tempo
É importante ressaltar que o tempo para cozinhar seu macarrão não é exatamente o que vem escrito na embalagem, aquilo é apenas uma direção a se seguir. De acordo com chefs de cozinha experientes, dois minutos a menos do que está escrito no pacote é mais recomendado para o ‘al dente’.
Se o macarrão fica por menos tempo cozinhando, ele vai ficar endurecido, se ele passar muito do ponto, ele vai ficar ‘papa’. Acertar o famoso ‘al dente’ parece ser complicado, mas não é. Deixe sua água ferver e quando estiver borbulhando, coloque a massa.
Nunca coloque óleo na água do macarrão, pois vai fazer a massa perder a aderência ao molho, no máximo é recomendado que se acrescente um pouco de sal na água do cozimento antes de adicionar a massa. Ao escorrer o macarrão, reserve um pouco dessa água rica em amido para um molho mais saboroso e nutritivo.
Uma dica importante é mexer sua massa enquanto ela cozinha, para evitar que seu macarrão se grude uns nos outros, ainda mais se tratando dos fios de espaguete. Assim que experimentar sua massa e ver que ela está ‘al dente’, já o escorra na hora e jogue água fria por cima.
Usando aquela água que reservou do cozimento para seu molho, adicione o macarrão com ele e dê uma esquentada para ter a aderência correta, desta maneira, você fará a melhor macarronada da sua vida seguindo todas essas dicas indicadas por chefs profissionais e não as da embalagem.
+abigol finalmente tem seu DESTINO no Flamengo CRAVADO de uma vez por todas e Tite aprova DECISÃO
Quais tipos de massas de macarrão existem?
As mais populares são o espaguete, talharim, penne, rigatoni, fusilli (parafuso), farfalle, cabelo de anjo e pappardelle.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.