Justiça Federal libera recurso de 1,5 bilhão para aposentados e pensionistas

29/01/2024 às 20h15

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Pagamento INSS (Imagem Reprodução Internet)

Saiba tudo sobre o recurso bilionário liberado para os aposentados

Recentemente foi autorizado pela Justiça Federal aqui no Brasil, a liberação de expressivos 1,5 bilhão em recursos destinados ao pagamento do INSS. O mesmo é destinado para aqueles que ingressaram com ações judiciais em busca de revisões e concessões de benefícios.

Cerca de 99.892 mil pensionistas e aposentados vão ter acesso a esses recursos depois da liberação do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Veja mais informações a abaixo: 

+ Bancos estão pagando 13º salário do INSS em janeiro? Veja valores e quem tem direito

O CJF, responsável por centralizar a previsão orçamentária e os pedidos de pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV) do Poder Judiciário, deliberou em relação ao montante destinado às revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios.

LEIA TAMBÉM:

O total de 1,8 bilhões repassou-se aos tribunais regionais federais, que ficarão encarregados de estabelecer o cronograma de pagamento.

Como vai ser a distribuição? Do valor total encaminhado aos tribunais, 1,5 bilhão, vão para os segurados da Previdência. O recurso, distribui-se de acordo com o cronograma de cada tribunal regional federal, o que acaba garantindo a quitação de 128.637 processos, beneficiando um total de 160.906 pessoas.

Procedimentos importantes

Vale dizer que as RPVs correspondem a pagamentos de até 60 salários mínimos, atualmente equivalente a 84,7 mil reais. O tipo de requisição é quando as ações são no Juizado Especial Federal, enquanto valores superiores a essa quantia são por meio de precatórios.

+ Cortes massivos no Bolsa Família: 8,4 milhões de benefícios suspensos; evite o bloqueio em alguns passos

Quando ocorre a ordem para pagamento do INSS? 

Para que os aposentados e pensionistas possam receber os pagamentos, é imprescindível que o processo tenha um fim, sem possibilidade de recursos por parte do INSS. Além disso, é necessário que a Justiça tenha emitido a ordem de pagamento.

Então, caso você tenha sido contemplado, consulte o seu advogado ou acesse o portal do Tribunal Regional Federal responsável pelo seu processo para verificar a data de emissão da ordem de pagamento nas consultas de RPVs.

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.