Saiba como funciona e quem pode pedir revisão da aposentadoria do INSS e aumentar o valor do benefício
24/01/2024 às 10h06
Os aposentados da autarquia possuem a possibilidade de aumentar o valor de sua renda pedindo a revisão; Confira detalhes
Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso não concordem com o valor de seus benefícios têm o direito de solicitar a revisão e aumentar a renda.
Mas não é todo mundo que tem direito de ter o valor aumentado no salário mensal, pois existem alguns requisitos a serem cumpridos.
Um dos mais pedidos tem relação ao erro de cálculo, que corrige falhas no cálculo da aposentadoria, incluindo períodos de trabalho omitidos ou salários incorretos.
Mas também, o segurado pode solicitar a inclusão de Tempo Especial, que converte o tempo especial em comum, caso tenha trabalhado em condições especiais até novembro de 2019.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Uma novidade é a revisão da Vida Toda, que visa incluir no cálculo valores em moedas estrangeiras antes de julho de 1994, conforme decisão do STF.
Alguns aposentados podem solicitar a revisão do Teto 1991-2003, que ajusta benefícios limitados ao teto previdenciário entre 1991 e 2003.
Assim como, a revisão do “Buraco Negro”: Busca correção judicial se aposentou entre 1988 e 1991 e foi prejudicado pelo reajuste acima da inflação.
Existe também a revisão de Trabalho no Campo que tem como objetivo o reconhecimento de períodos trabalhados em economia familiar no campo até 1991, sem precisar pagar contribuições.
Algumas pessoas conseguem solicitar a inclusão de tempo com reconhecimento de vínculos trabalhistas ou verbas salariais não pagas pelo empregador.
Revisão do Direito Adquirido Antes da Reforma: Para quem tinha condições mínimas antes da reforma de 2019, prove que o direito foi desconsiderado por erro do INSS.
E por fim, há a possibilidade de incluir Tempo de Serviço Público e da Carreira Militar, que considera o tempo de serviço militar ou de funcionário público no cálculo do benefício.
Vale ressaltar que o caso o pedido de revisão seja concedido, o aposentado tem direito do retroativo de até cinco anos antes do pedido. No entanto, o prazo pode ser diferente para revisões nas quais o segurado apresenta um novo documento.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.