Essas são as 6 estratégias para reduzir o colesterol ruim, de acordo com Harvard
22/01/2024 às 17h37
Confira as dicas para baixar o colesterol ruim
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em relação ao colesterol “ruim” e os prejuízos que ele traz à saúde. Então, caso você já esteve em uma consulta médica, certamente deve ter recebido orientações para seguir uma dieta saudável, manter a prática regular de atividades físicas e comer menos itens industrializados.
Assim, a orientação acaba vindo de um estudo realizado pela Universidade de Harvard, que acabou se mostrando bem relevante em relação ao assunto. Nele, acabou sendo indicado que pessoas que fizeram mudanças saudáveis na rotina alimentar conseguiram reduzir o colesterol LDL, conhecido como “ruim” e o colesterol total, enquanto a atividade física, por si só, não teve efeito em nenhum deles.
+ Bomba: Milhares de brasileiros podem ser indenizados em até R$ 30 mil pela Serasa
Apesar da atividade física não ter surtido efeito nos níveis do colesterol, ela refletiu na redução da gordura corporal.
Veja abaixo 6 estratégias que você pode adotar para reduzir o colesterol ruim
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Evitar gordura
As evidências acabam revelando os efeitos nocivos da gordura trans à saúde, além de não oferecer vantagens ao organismo, os riscos de doenças acabam aumentando com a maior ingestão dessa gordura. As gorduras saturadas, presentes no bacon, carnes gordas, leites, queijos gordos e na manteiga, não devem exceder 10% do valor calórico total.
Aumente o consume de gorduras benéficas
Ao contrário da gordura trans, existem as gorduras boas, conhecidas como ácidos graxos mono e poliinsaturados. Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol ruim, além de prevenir de outras doenças cadiovasculares. Elas estão presentes no azeite extravirgem, nozes, castanha de caju, salmão, linhaça, coco, abacate e atum,
Incorporar cor aos pratos
Os famosos pratinhos coloridos são sinônimos de saúde e devem ser mantidos. Frutas e vegetais contam com ingredientes com potencial para baixar o colesterol como as fibras.
Itens refinados
Os grãos integrais representam boas fontes de fibra. Assim, ao invés de consumir farinhas refinadas e arroz branco, faça a troca para as versões integrais. Também é bom evitar comer carboidratos isolados, adicionados em saladas, legumes e proteínas aos lanches e refeições que contam com o macronutrientes.
Não troque a gordura por açúcar
Para compensar alguns ingredientes, é bastante comum que a indústria troque itens com adição de açúcar para baixo teor de gordura e vice-versa. Ou seja, produtos com baixo teor de açúcar, na maioria das vezes, contam com uma alta adição de gordura, como muitos itens do tipo diet.
Faça ajuste nas calorias ingerida
Ainda segundo as orientações, as calorias totais da dieta não deixam de ter a sua importância. Assim, enquanto a gordura tem 9 calorias por grama, os carboidratos, por sua vez, fornecem 4 calorias na mesma quantidade. Para se manter a saúde cardiovascular em dia, é preciso controlar a ingestão desses macronutrientes, evitando assim, excessos calóricos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.