9 fraquezas para citar na ENTREVISTA DE EMPREGO e se dar bem

17/01/2024 às 17h30

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Vá bem arrumado, com trajes adequados, limpos e certeiros; seja educado, cordial com o entrevistador do RH (Foto: Reprodução/ FreePik)

Em uma entrevista de emprego, é comum que os entrevistadores solicitem que os candidatos identifiquem suas fraquezas. Apesar de ser uma pergunta desafiadora, abordar suas fraquezas de maneira honesta e estratégica pode ser benéfico. Aqui estão alguns exemplos de fraquezas com dicas sobre como se sair bem ao abordá-las:

1. Nervosismo:
Falar sobre a ansiedade em situações de pressão é uma fraqueza comum. Mostre na entrevista de emprego que está trabalhando para superá-la, mencionando ações que você tem tomado, como participar de cursos de controle de estresse ou técnicas de respiração.
Exemplo: “Em situações desafiadoras, eu costumava ficar nervoso. No entanto, tenho trabalhado em técnicas de gestão de estresse, como a prática da atenção plena, e isso tem me ajudado a manter a calma e focado.”

2. Medo de Falar em Público:
Muitas pessoas têm receio de falar em público. Indique que você está consciente da fraqueza e buscando melhorar através de cursos de comunicação eficaz ou prática constante.
Exemplo: “Embora tenha tido algum receio de falar em público no passado, tenho trabalhado para superar essa dificuldade. Participei de cursos de comunicação e estou constantemente buscando oportunidades para aprimorar minhas habilidades.”

Conheça os 7 alimentos proibidos de serem colocados no congelador (aaronturatv.com.br)

Fraquezas para citar na entrevista de emprego

Vagas de emprego que não exigem diploma de faculdade e pagam bom salário (Imagem Reprodução Internet)

(Imagem Reprodução Internet)

3. Timidez ou Muita Conversa:
Seja qual for o extremo, equilíbrio é a chave. Mostre na entrevista de emprego consciência sobre a necessidade de melhorar e destaque ações específicas que você está tomando para isso.

LEIA TAMBÉM:

Exemplo: “No passado, às vezes, minha timidez podia me impedir de expressar minhas ideias de forma eficaz. No entanto, tenho participado ativamente em projetos de equipe e trabalhado para encontrar o equilíbrio certo entre ouvir e contribuir.”

4. Perfeccionismo e Padrões Elevados:
Falar sobre o desejo de alcançar a excelência é positivo, mas mencione que você está ciente da necessidade de equilibrar a busca pela perfeição com prazos e realidades do ambiente de trabalho.
Exemplo: “Minha busca pela excelência pode me levar a ser perfeccionista em alguns casos. Estou trabalhando para equilibrar isso, reconhecendo que, em alguns momentos, é mais importante atender aos prazos e demandas da equipe.”

5. Dificuldade com Injustiça:
Mencione na entrevista de emprego que ser sensível à injustiça pode ser uma força, mas você está ciente da necessidade de manter a objetividade e buscar soluções construtivas.
Exemplo: “Tenho uma sensibilidade para a injustiça, o que é algo que valorizo em mim. No entanto, estou consciente da importância de manter a objetividade em situações profissionais e concentrar-me em soluções construtivas para resolver problemas.”

Lembre-se sempre de destacar na entrevista de emprego como você está trabalhando ativamente para melhorar suas fraquezas, transformando-as em oportunidades de crescimento e aprendizado.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.