FICA O ALERTA: Justiça DETERMINA a penhora do FGTS de devedor para que dívidas sejam QUITADAS; Confira
17/01/2024 às 8h26
Caso você tenha dívidas em aberto no mercado, uma decisão da Justiça agora pode penhorar 20% do valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de sua conta para quitar os débitos.
A decisão partiu da juíza Ana Cristina Viegas Lopes de Oliveira, da 10ª Unidade Jurisdicional Cível da Comarca de Belo Horizonte, que autorizou a penhora do FGTS de um devedor para garantir o pagamento da dívida.
Esta decisão tomada aconteceu após se fazer a verificação da ausência de bens penhoráveis no nome do devedor, ou seja, como não existia outra possibilidade e quitar o débito, a juíza determinou que se penhorasse 20% do FGTS do sujeito.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+Trabalhadores em festa em SP: 2 novas leis de feriado inéditos são aprovadas pra 2024 e 1 deles é prolongado
Acontece que, de acordo com a doutrina do direito e a jurisprudência, casos como esse têm aprovado a retenção de parte do saldo em aberto quando não há bens para se penhorar, afinal de contas, ele estava se patrimônios ou bens adquiridos em seu nome.
Segundo o credor, houve diversas tentativas de uma negociação com o indadimplente para que a dívida fosse sanada, mas sem resultados. Como o caso foi levado à Justíca, a decisão chegou desta maneira e serve de alerta para quem trabalha em regime CLT e tem o Fundo de Garantia como reserva financeira.
O correto é tentar todos os meios para abater as contas em aberto no mercado e evitar levar processos em sua nome na Justiça, pois a penhora de casa, carro e outros bens de valor, além do FGTS, podem acontecer por determinação judicial.
“Doutrina e jurisprudência vêm entendendo que é possível a retenção de 20% do saldo existente em conta-salário, o que não onera em demasia o devedor, permitindo a subsistência básica, e não deixa o credor sem satisfação, ainda que parcial, do débito.”, esclareceu a magistrada sobre a decisão final.
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. O empregador deposita uma porcentagem do salário do trabalhador na conta para que ele tenha uma reserva financeira.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.