Cuidado: esses 5 hábitos acabam colocando a saúde em risco
16/01/2024 às 17h55
Siga as orientações e tenha uma vida mais saudável
Ultimamente, manter a pele bonita e saudável com as altas temperaturas do verão não é uma tarefa nada fácil. Pois, além de não atingir o resultado, algumas das estratégias adotadas para driblar as altas temperaturas, podem acabar provocando problemas de saúde, isso é o que alerta o dermatologista Eduardo Mastrangelo Falcão, que é chefe de serviço de Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo, em entrevista ao Saúde em Dia.
Ele acabou listando alguns hábitos que devem ser evitados a todo custo nesse verão para preservar a saúde.
Confira a seguir!
Não usar o protetor solar
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Principalmente nesse período do ano, usar protetor solar acaba sendo algo fundamental. Dados do SBD mostram que 62% dos brasileiros não usam protetor solar, apesar de todas as campanhas de alertas.
É necessário aplicar o filtro pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada 3 horas para assim garantir a proteção.
Se expor ao sol no período entre 10h e 16h
O horário entre o período acima citado, é bastante crítico para a exposição ao sol, especialmente no período do verão, o que acaba oferecendo mais riscos para a saúde. Então, para esse horário, o dermatologista indica ainda o uso de chapéus e roupas com proteção ultravioleta, mesmo em dias nublados, pois, os raios ultravioletas passam pelas nuvens e podem acabar queimando a pele.
Não se hidratar
Mesmo no calor do verão, é bastante comum as pessoas não se hidratarem de forma correta, o que oferece mais riscos à saúde. O profissional indicou a ingestão de bastante líquidos como água, água de coco e sucos.
Não secar bem o corpo após o banho e ficar com roupas molhadas
A sensação do calor pode acabar diminuindo ao molhar e manter a pele, roupas ou cabelos presos. Mas, existe risco de micoses, que são infecções geradas por fungos que gostam de calor e umidade.
+ Vale a dica: Essa tendência de 2024, a unha francesinha de veludo são um charme e você deve testar
Assim, o médico dermatologista indicou usar roupas leves e soltas, que permitam a transpiração da pele, entre outros cuidados.
Pegar cor usando cosméticos caseiros
Finalizando as dicas, ele disse que é totalmente errado o uso de bronzeadores feitos em casa, sem nenhum tipo de orientação profissional. Ele ainda frisou o fato de ser preciso ter cautela com as fitofotodermatoses, que é uma reação causada pela exposição a sol depois do manuseio de frutas cítricas, a exemplo do limão, abacaxi, tangerina e laranja, ou ácidas como manga e kiwi.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.