Nova carteira de identidade: número do CPF vai substituir diversos documentos; veja detalhes
11/01/2024 às 13h00
Já de conhecimento geral que a Cédula de Identidade, Carteira de Identidade, Carteira de Identidade Nacional ou Registro Geral é, considerado o principal documento de identificação da República Federativa do Brasil expedido a cidadanias brasileiras e portuguesas com igualdade de direitos. Por isso, é de extrema importância que os cidadãos mantenham esse documento em dia. Para isso, é crucial saber o que mudou com o “novo RG” do Governo.
Máscara caseira para esfoliação traz resultado incrível e se torna queridinha da internet
Pode ser difícil de acreditar para alguns, mas o tradicional Registro Geral (RG), que por tanto tempo fez parte do dia a dia dos brasileiros, está prestes a ser substituído. A Carteira de Identidade Nacional agora anunciou à necessidade de modernização e simplificação dos processos de identificação.
Mito ou verdade: mistura de gasolina com dipirona pode acabar com o motor do carro?
Por isso, a CIN não é apenas uma substituição direta do RG. Ela representa uma evolução, incorporando características e funcionalidades que visam atender às demandas do mundo contemporâneo. Uma das mudanças é a unificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único número de identificação, eliminando a necessidade de carregar diversos documentos.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Dono do PSG perde a paciência após saídas de Messi e Neymar e dispara: “Não precisamos de estrelas”
De uma maneira ainda mais simples, o decreto nº 9.723 estabelece que o CPF é suficiente para acessar serviços públicos federais. Isso significa que os órgãos públicos devem se adaptar, permitindo que você use apenas e exclusivamente o número do seu CPF para acessar uma variedade de serviços.
Rodrigo Moledo se despede oficialmente do Inter após ser suspenso por doping: “Clube que eu amo”
Veja os documentos que o CPF substitui
São Paulo estuda contratar Paulo Pezzolano para substituir Dorival Júnior
- Número do PIS;
- Número do Pasep;
- Número da Carteira de Trabalho (CTPS);
- Número do Certificado de Serviço Militar;
- Número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Número do Cadastro Único;
- Número de matrícula em instituições públicas federais de ensino superior;
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Número da Identidade;
- Número de matrícula em instituições públicas federais de ensino superior (repetido, importante ressaltar).
PSG não perde tempo e discute cláusula de proteção contra lesão de Moscardo
No entanto, o que exatamente é a CIN? Nada mais é do que um documento de identificação do Governo renovado que será o padrão a partir de 2024. Com um design padronizado em todo o território nacional, a CIN elimina as diferenças regionais que muitas vezes causavam confusão. Além disso, ela será disponibilizada em formato digital, permitindo que os cidadãos acessem suas informações através de um aplicativo no portal Gov.br.
Bateria acaba rápido? Veja o que pode causar o esvaziamento antecipado da carga do seu iPhone
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉