Veja o motivo pelo qual você não deve partir o macarrão ao meio

Veja o motivo pelo qual você não deve partir o macarrão antes de cozinhar

29/12/2023 às 17h54

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Não se deve partir macarrão ao meio (Foto: Reprodução)

Partir o macarrão ao meio acaba sendo um sacrilégio na Itália

Cozinhar massas acaba sendo mais do que um simples processo culinário, é uma verdadeira arte, em especial quando se trata do macarrão. O prato tem conquistado corações em todo o mundo, em especial aqui no Brasil.

E você sabia que existe uma regra de ouro na cozinha que desaconselha a quebra do macarrão no meio antes do cozimento? E se tem um motivo para isso, veja qual!

+ DE MALAS PRONTAS: Rodrigo Caio encerra ciclo no Flamengo e abre o coração sobre metas e novo clube para 2024

Na Itália, o macarrão partido ao meio é considerado quase um sacrilégio. Na tradição italiana é ensinado que a presença do macarrão deve ser bem controlada para poder preservar a qualidade e o sabor do prato. Dessa forma, partir a massa ao meio antes de cozinhá-la pode parecer uma ação inofensiva, porém, na verdade, o ato interfere diretamente na experiência gastronômica.

Ao partir o macarrão a meio, você acaba gerando impacto no sabor e na textura. Você acaba alterando a forma como ele cozinha. Isso pode levar a uma variação na textura, resultando assim em partes mais cozidas que outras. Além disso, a quebra da massa antes do cozimento pode alterar o sabor, reduzindo assim a intensidade e a qualidade do prato final.

LEIA TAMBÉM:

+ ÚLTIMA sexta-feira do ANO (29/12): Saiba quais comércios e serviços começam BAIXAR as portas HOJE

Um outro motivo para não quebrar o espaguete é a praticidade. O comprimento tradicional do espaguete facilita o enrolar no garfo, o que proporciona uma experiência de degustação mais agradável. Então, imagine se deliciar com um delicioso macarrão à carbonara ou com frutos do mar, enrolando facilmente os fios longos e perfeitamente cozidos no seu garfo.

Apesar da regra ser clara para o macarrão, vale dizer que existem exceções na culinária italiana. Um exemplo disso é o Ziti, tipo de massa longa, lisa, que possui cerca de 25 cm de comprimento, e tradicionalmente é cortada para poder ser usada em receitas específicas a exemplo do tímpanos, omeletes ou pratos temperados.

Esse erro é muito comum na hora de cozinhar o macarrão (Imagem Reprodução Internet)

Esse erro é muito comum na hora de cozinhar o macarrão (Imagem Reprodução Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.