Estudo aponta que chá pode ser a chave para combater o Alzheimer

12/12/2023 às 17h23

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Chá (Imagem: Reprodução)

Chá verde ajuda a combater o Alzheimer, segundo estudos

O Alzheimer sem dúvidas é na atualidade considerada um dos maiores desafios da medicina nos tempos atuais. Trata-se de uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que se manifesta principalmente em pessoas idosas.

Pelo fato de se tratar de uma condição sem cura, especialistas em todo o mundo acabam correndo contra o tempo em busca de tratamentos e métodos de prevenção eficazes. Entre a profícua produção de pesquisas para combater a doença, um estudo recente revelou um possível aliado: uma xícara de chá.

+ Mantenha sua conta baixa! Saiba dicas imperdíveis para economizar energia elétrica no verão

Pelo menos é isso o que mostram os resultados observados pelos cientistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que revelaram que um tipo específico de chá pode acabar representando uma esperança na prevenção do Alzheimer. O trabalho focou na possibilidade do uso de certas substâncias no combate às placas beta-amiloide, características do Alzheimer.

Ao todo, 21 substâncias potencialmente benéfica foram observadas durante o estudo que levou em conta um modelo 3D de célula nervosas do cérebro humano.

LEIA TAMBÉM:

A análise tinha como objetivo, verificar quais compostos poderiam inibir o crescimento das placas beta-amiloide que causam o Alzheimer. De todos eles, cinco se mostraram eficazes e um deles foi as catequinas, um composto encontrado nas folhas de chá verde.

Compostos eficazes contra o Alzheimer:

Catequinas (presentes no chá verde)
Resveratrol (encontrado no vinho e em frutas como uvas e mirtilos)
Curcumina (extraída da cúrcuma, uma espécie de açafrão)
Citicolina (um fármaco ativador e reconstituinte cerebral)
Metformina (um medicamento anti-diabetes)

Para finalizar, as catequinas, o chá verde ajudam na prevenção do Alzheimer?

+ Empréstimo para aposentados do INSS; Confira algumas dicas que o banco não quer que você saiba

Em um experimento, as catequinas do chá verde e o resveratrol diminuíram a formação de placas nas células neurais. Enquanto a catequina, por sua vez, age como um agente ‘antiviral’ na doença de Alzheimer, o que acaba sugerindo que este composto pode inibir ou até mesmo prevenir a doença.

Porém, mais pesquisas são necessárias para poder confirmar essa teoria.

Thumbnail Video Youtube

Chá verde é bom para o Alzheimer (Imagem: Reprodução)

Chá verde é bom para o Alzheimer (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.