Estados iniciam a emitir novo RG; Saiba quem é obrigado a adquirir o documento

06/12/2023 às 16h51

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Novo RG já começou a ser emitido e trará unificação de dados, inclusão social e versão digital (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Tire sua nova carteira

O Governo Federal prorrogou mais uma vez o prazo oficial para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), popularmente conhecida como o novo RG. Agora, a data limite para a adaptação ao formato atual do documento foi estendida do dia 6 de novembro para o dia 11 de janeiro de 2024.

Esta não é a primeira vez que o prazo oficial para a emissão do novo RG foi modificado. A data inicial estava marcada para 6 de março, sendo prorrogada posteriormente para 6 de novembro. Até o momento, cerca de 11 Estados já começaram a expedir o novo documento.

O novo RG apresenta duas variantes, uma digital e outra física. O modelo anterior do documento de identidade continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. Portanto, a substituição entre os documentos não é obrigatória de imediato. É importante salientar que tanto a primeira emissão quanto a renovação do documento são isentas de custos.

ESPORTE Atitude de Marcelo Fernandes para a última rodada do Brasileirão revolta torcida do Santos (ig.com.br)

Novo RG já é oficial

Governo anuncia modernização do RG e Carteira Nacional de Identidade começa a ser chamada de CIN (Foto: Reprodução)

Governo anuncia modernização do RG e Carteira Nacional de Identidade começa a ser chamada de CIN (Foto: Reprodução)

No entanto, caso alguém perca a carteira de identidade atual e precise solicitar a segunda via, por exemplo, será necessário pagar uma taxa simbólica de emissão, cujo valor será definido por cada estado. É válido lembrar que o modelo anterior possuía um número específico e podia ser emitido por cada estado ou pelo Distrito Federal (DF).

LEIA TAMBÉM:

Dessa forma, uma mesma pessoa poderia possuir 27 variantes distintas do novo RG, cada uma com um número diferente. Na atual versão da CIN, não há uma identificação numérica própria.

Quais estados já promovem a nova identidade?
Acre;
Alagoas;
Goiás;
Mato Grosso;
Minas Gerais;
Pernambuco;
Piauí;
Paraná;
Rio de Janeiro;
Rio Grande do Sul;
Santa Catarina.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.