Governo confirma carteira de motorista totalmente gratuita para esse grupo de brasileiros
29/11/2023 às 13h07
O Programa CNH Social permite que brasileiros não paguem para tirar a carteira de motorista; Confira os requisitos
O Programa CNH Social é uma iniciativa que permite os brasileiros de baixa renda consigam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.
No estado do Acre, mais de 5 mil novas vagas foram abertas para as pessoas que pretender tirar a carteira de motorista, o que pode aumentar as oportunidades de trabalho, além de melhorar a inclusão social e a mobilidade.
O programa também visa atingir os portadores de deficiência, por esse motivo, 5% das vagas são reservadas à elas, para aumentar a acessibilidade deles.
Ele compreende três modalidades: a CNH Estudantil, destinada aos estudantes entre 18 e 25 anos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas do Acre; a CNH Urbana, voltada para os moradores de áreas urbanas; e a CNH Rural, direcionada aos habitantes de áreas rurais.
LEIA TAMBÉM:
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
Estado do Acre
Até o presente momento não foram divulgadas informações adicionais ao Programa CNH Social do Estado do Acre em 2024. A estimativa é que ele continue contemplando as três modalidades, além de reservar as vagas para pessoas PCD.
Para obter as informações mais atualizadas é importante sempre acompanhar os canais oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Inscrições
Para fazer a inscrição do CNH Social é necessário acessar o site do Detran, escolher uma das três modalidades disponíveis e enviar a documentação necessária de acordo com os requisitos do programa.
+Veja como ganhar na Dupla Sena e confira as melhores estratégias para se tornar um vencedor(a)
As exigências para fazer parte do CNH Social do Acre são:
- ter mais de 18 anos,
- saber ler e escrever,
- residir no estado do Acre,
- ter o CPF regularizado,
- estar cadastrado como titular ou dependente no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) há pelo menos 6 meses.
Após isso é só ir acompanhando a solicitação através do site, pois após a análise de toda documentação o Detran vai comunicar se aceita ou não a pessoa no programa.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.