Prazo para receber SAQUE do governo está acabando; Saiba mais

Prazo para receber SAQUE do governo está acabando e você precisa saber disso

25/11/2023 às 12h27

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
Trabalhadores recebem notícia inesperada sobre pagamento do Governo (Reprodução/Internet)

Os trabalhadores brasileiros poderão sacar dinheiro de um programa do governo usado por todos antes que o tempo acabe.

A possibilidade de acessar o PIS/Pasep, assim como o Fundo de Garantia (FGTS), oferece aos brasileiros uma oportunidade adicional de ganhos além de seus salários mensais. Muitos consideram esses recursos como uma espécie de décimo terceiro salário, já que podem equivaler a até um salário mínimo.

Sendo assim, se você é um trabalhador com carteira assinada e ainda não retirou o benefício deste ano, este pode ser o momento ideal para fazê-lo.

Vantagens de ser CLT

No Brasil, tanto o PIS quanto o Pasep são benefícios trabalhistas de grande importância administrados por dois bancos distintos: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

O pagamento do PIS ocorre de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, assim como o saque-aniversário do FGTS. Já o Pasep transfere os valores com base no número de inscrição do benefício.

LEIA TAMBÉM:

Fim do Auxílio-gás e pagamentos bloqueados: Governo se pronuncia sobre mudanças no Bolsa Família

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Têm direito a esses benefícios os trabalhadores de empresas privadas (PIS) e os servidores públicos (Pasep). Os requisitos são semelhantes, sendo necessário ter inscrição em um dos programas há pelo menos 5 anos, além de ter atuado por no mínimo 30 dias no ano-base estabelecido pelo Governo. Não é obrigatório atuar em dias consecutivos.

A remuneração do trabalhador deve corresponder ao teto de 2 salários mínimos. Caso o salário seja superior a esse valor, o benefício não será concedido. O empregador também deve informar corretamente os dados do trabalhador ao Governo, seja através da RAIS ou eSocial.

PROCON divulgou lista de sites os quais você não deve comprar nesta Black Friday; confira

Atraso nos Pagamentos

O repasse máximo do PIS/Pasep é equivalente a um salário mínimo, o que significa que os profissionais puderam contar com até R$ 1.320 em 2023. Cada mês de atuação rendeu um adicional de R$ 110 na renda dos trabalhadores este ano. No entanto, os pagamentos estão atrasados devido ao Auxílio Emergencial.

Quando a pandemia de Covid-19 se instalou no Brasil, o Governo precisou adotar medidas de recuperação econômica, como o Auxílio Emergencial, para fornecer uma renda àqueles que perderam seus empregos. Contudo, essa concessão prejudicou outros setores trabalhistas, como o PIS/Pasep, resultando em um atraso de 12 meses no ano-base do programa.

Neste ano, o ano-base para os pagamentos é 2021. Portanto, quem atuou com carteira assinada durante esse período e atende aos outros requisitos pode sacar os valores.

O prazo máximo para resgate é até 28 de dezembro, e após essa data, o dinheiro retornará ao Tesouro Nacional, sendo possível usufruir do benefício apenas no próximo ano. Fique atento a esse prazo para garantir o acesso aos recursos e desfrutar de um Natal tranquilo.

Novo valor do salário mínimo: Saiba a estimativa do Governo Federal sobre o piso salarial em 2024

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.