Com a onda de calor que atinge o Brasil, saiba como economizar no uso do ar-condicionado

19/11/2023 às 15h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Temperatura alta e ar-condicionado (Foto: Reprodução / Internet)

Dicas infalíveis para driblar o calorão e economizar

Afinal, muitos brasileiros ficam desesperados nessa época do ano. Primavera e verão prometem temperaturas altíssimas e com isso o uso do ar-condicionado acaba sendo inevitável.

As altas temperaturas são influenciadas pela quarta onda de calor que atinge o Brasil. Apesar de ser um fenômeno normal na primavera, desta vez o evento está sendo acentuado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global de acordo com informações do portal G1.

SAIBA MAIS! Lista de veículos que não precisam de CNH é revelada e condutores estão eufóricos

Com a forte onda de calor, a sensação térmica nas cidades estão alcançando números alarmantes. Segundo o Climatempo e os especialistas do Inmet, a umidade do ar nas grandes capitais, como o Rio de Janeiro, por exemplo está entre 40% e 50%.

Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito elevadas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.

LEIA TAMBÉM:

Sensação térmica não é a mesma coisa que temperatura. É uma equação da junção de uma gama de fatores. Em resumo, temperatura, vento e umidade relativa do ar.

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro com bandeira vermelha em onda de calor (Imagem de arquivo) (Foto: Reprodução / TV Globo)

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro com bandeira vermelha em onda de calor (Imagem de arquivo) (Foto: Reprodução / TV Globo)

O problema que o uso do ar-condicionado acaba consumindo muita energia elétrica e no final do mês, a conta de luz pode vir assustadora. Porém, a partir do dia 22 de dezembro as temperaturas irão subir ainda mais por causa do verão e devem seguir assim até o dia 20 de março de 2024.

Segundo as previsões conforme aponta o portal Edital Concurso, o período deve registrar as maiores temperaturas dos últimos anos. Por esse motivo, não deixe de utilizar práticas que ajudam a reduzir custos, não ficando tão refém do ar-condicionado.

Ar-condicionado é o eletrodoméstico que mais consume energia (Imagem: Reprodução)

Ar-condicionado é o eletrodoméstico que mais consume energia (Foto: Reprodução / Internet)

QUAIS SÃO AS DICAS PARA ECONOMIZAR?

Sendo assim, algumas dicas irão te ajudar a driblar o calorão e economizar. Claro que usar um pouco do ar-condicionado não contribui para uma aumento significativo na conta de luz, visto que tudo com cautela não é prejudicial.

  • Mantenha a ventilação constante: Uma das formas de escapar do calor é manter o ar circulando;
  • Capriche na limpeza e desligue eletrodomésticos: Quanto à limpeza, trata-se de retirar o acúmulo de sujeira e gordura, molhando o piso sempre que for necessário;
  • Tomar banho no frio também ajuda a aliviar o calor e ainda economiza, não usando energia elétrica, além de ser uma boa pedida para manter a temperatura do corpo ambiente;
  • Hidrate-se e recorra a receitas refrescantes: Beber bastante água, sucos naturais, chá gelados e água de coco são fundamentais;
Ar-condicionado e carteira sem dinheiro (Foto: Reprodução / Internet)

Ar-condicionado e carteira sem dinheiro (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.