O que fazer com os alimentos na geladeira quando falta energia? Aprenda agora mesmo

10/11/2023 às 19h05

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Lâmpada acessa em meio a escuridão (Imagem Reprodução Internet)

Fique atento a essas dicas e saiba o que fazer para garantir a sua segurança alimentar em caso de falta de luz prolongada

Desde a sexta-feira passada (03), os moradores de alguns bairros de São Paulo estavam sem energia elétrica. Apenas hoje (10), uma semana depois, a Enel, responsável pelo fornecimento de energia na cidade paulista, informou que a energia foi restabelecida de forma 100% em toda a cidade.

E diante deste cenário, onde a falta de energia durou cerca de uma semana, uma das principais dúvidas que surgiu em muitas pessoas é sobre o que fazer em uma situação parecida como essa, onde a residência fica sem energia por um longo tempo.

O que fazer com os alimentos que deixaram de receber refrigeração e agora estão estragando na geladeira? E mais do que isso, o descongelamento inesperado abre espaço para contaminações geradas pela proliferação de micro-organismos.

+ Conta de luz vai ficar mais cara? Comissão do Senado aprova mudança no cálculo da tarifa

Consumir alimentos que passaram por esse processo é extremamente prejudicial à saúde. O Ministério da Saúde explicou que os microorganismos ficam inativos em temperaturas abaixo dos 5ºC, porém, podem se proliferar entre essa marca e os 60ºC. Acima desse limite, o calor também elimina os patógenos.

LEIA TAMBÉM:

Ao se preparar para situações de falta de energia, é importante você adotar algumas medidas para manter a temperatura da geladeira enquanto o fornecimento não é normalizado. Confira algumas delas:

Manter a geladeira fechada

A perda de temperatura ocorre sempre que você abre o eletrodoméstico, assim sendo, a dica é manter a porta fechada pelo maior tempo possível. De acordo com o Ministério da Saúde, uma geladeira com portas fechadas conserva a temperatura por até 4 horas, enquanto o congelador consegue manter por até 24 horas.

Compre gelo

O consumidor também pode comprar blocos de gelo para ajudar na conservação da temperatura. Uma outra possibilidade é utilizar caixas isopor e coolers para poder armazenar os alimentos. Mas, nesse caso, é importante repor os blocos para evitar que os mesmos derretam.

“Vale lembrar que, se algum alimento esteve por mais de 2 horas exposto a temperatura acima de 5°C, este deve ser jogado fora”, acrescenta o Ministério da Saúde.

+ Atenção: negativados têm direito ao saque de 3 mil reais pela Caixa; veja os detalhes e não perca tempo

Se atente ao cozimento

Na hora em que for consumir os alimentos que estavam na geladeira quando faltou energia, mas não chegaram a ficar mais de duas horas em temperatura ambiente, capriche no calor. Pois, o recomendado é usar o fogão para aquecer os itens, já que o processo ajuda a matar os micro-organismos. Dessa forma, evite usar o micro-ondas, que não aquece os produtos por igual.

Jogue fora tudo o que estiver estragado

Todo e qualquer alimento perecível que possa ter ficado mais de duas horas em temperatura acima dos 5ºC devem ser descartados, principalmente carnes e ovos. Não se engane pelo aspecto ou cheiro, caso contrário disso, você pode acabar consumindo um produto que esteja impróprio que lhe causará problemas de saúde.

Mulher abrindo geladera; no passado acreditava-se que o eletrodoméstico era o que mais encarecia a conta de luz (Foto: Reprodução/ Internet)

Mulher abrindo geladeira (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.