Importante benefício é pago pela Caixa Econômica à grupo de trabalhadores e muitas pessoas desconhecem
09/11/2023 às 11h56
O banco responsável pelo pagamento de diversos benefícios aos brasileiros libera anualmente valor aos trabalhadores deste grupo
Conhecido como abono salarial, o benefício é pago todos os anos aos trabalhadores de carteira que cumprem determinados requisitos pela Caixa Econômica.
+Apresentador Roberto Justus encerra tratamento contra o câncer na bexiga e recebe apoio dos fãs
Esse benefício é devido às pessoas que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano base do pagamento. Mas esse =não é a única exigência a ser observada.
Desde a pandemia, a ordem de pagamento do abono salarial está bagunçada, pois por conta de outras necessidades do Governo, o depósito na conta dos trabalhadores ficou um ano atrasado, geralmente era referente ao ano anterior.
Requisitos
Para ter direito do dinheiro extra pago aos trabalhadores através da Caixa Econômica, são necessário cumprir os seguintes requisitos:
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido salário mensal com valor até dois salários mínimos durante o ano-base, 2021;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base, nesse caso, em 2021;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
+Atenção trabalhador: Saiba tudo sobre o 13º salário de data à valores
Apesar de muitas pessoas confundirem, vale ressaltar que o abono salarial é diferente do PIS/PASEP. O PIS (Programa de Integração Social) era pago aos trabalhadores com carteira assinada, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) aos servidores públicos.
Ocorre que ele foi extinto e agora faz parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), onde esses valores foram redirecionados para o custeio de outros programas, como seguro desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Como saber o valor?
O cálculo para o pagamento do abono salarial, segundo a caixa, é realizado de acordo com 1/12 do salário mínimo aos meses trabalhados no ano base.
+REAJUSTE EM 2024: Brasileiros vão COMEMORAR com o NOVO SALÁRIO MÍNIMO; Confira qual será o VALOR
Para realizar a consulta do valor a receber, basta o trabalhador seguir os seguintes passos:
- Acesse o Portal Gov.br;
- Faça o login com seus dados da conta gov.br;
- Na barra de pesquisa, digite “Abono salarial”;
- Clique em “Receber o abono salarial” e depois “Iniciar”;
- Clique em “Entrar com Gov.br” e autorize o acesso;
- Clique em “Abono salarial”;
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.