Conta de luz ficará mais cara? Senado aprova mudança no cálculo

Conta de luz vai ficar mais cara? Comissão do Senado aprova mudança no cálculo da tarifa

09/11/2023 às 0h27

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Pessoa fazendo as contas com uma lâmpada acessa na mão (Foto: Reprodução/ Internet)

Mudança na conta de luz foi aprovada e deve gerar alteração no cálculo da tarifa

Foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado uma proposta que derruba uma regra, em vigor desde o ano passado, que modificou o cálculo da tarifa de transmissão de energia elétrica.

A decisão deverá beneficiar produtores de energias renováveis do Nordeste e prejudicar consumidores da mesma região. Na prática, os clientes que poderiam pagar até 19% a menos na conta com o modelo em vigor perderão o benefício.

Aprovado no ano de 2022, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) estabelece regras em relação ao sinal locacional, modelo que acaba aumentando o encargo de forma proporcional à distância entre usinas geradoras e os centros de consumo.

+ Atenção: Data de pagamento do Bolsa Família de novembro é revelada; Fique por dentro

Acontece que quanto mais longe e maior o uso do sistema de transmissão, mais encargos. O texto foi aprovado na Câmara e recebeu o parecer favorável do relator da Comissão de Insfraestrutura do Senado. Dois relatórios paralelos que defendem sua rejeição nem mesmo chegaram a ser analisados.

LEIA TAMBÉM:

O projeto de autoria do deputado Danilo Forte, do União Brasil-CE, agora segue para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de ser analisado no plenário do Senado.

A norma aplicada desde o começo do ano, cria encargos adicionais para quem usa mais o sistema de transmissão, privilegiando empreendimentos de geração próximos das áreas de consumo. O que deixa a tarifa mais cara para quem exporta energia para outras regiões, sobretudo no Nordeste.

Cobrando encargos de quem utiliza mais o sistema, o plano é reduzir os custos de ampliação da rede de transmissão. O texto também estimula a instalação dos projetos em locais mais próximos aos grandes centros de consumo.

O sinal locacional atualmente equivale a 10% da tarifa de transmissão. O cronograma na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê o aumento gradual até o limite de 50% nos próximos quatro ciclos (até 2027/2028).

Os geradores de energia renovável são contra a norma e argumentam que o modelo desestimula as fontes renováveis no Nordeste, região onde é exportado parte do que é gerado para o Sudeste. Com a nova regra, o custo de energia teria aumentado.

O deputado Danilo Forte afirmou que a norma “retirou investimentos no Norte e no Nordeste” e não reduziu os gastos dos consumidores com a conta de luz como prometido.

“Em um momento em que tanto se discute a liderança do Brasil na transição energética, a qual a energia limpa do Nordeste é fundamental, é inaceitável que uma agência reguladora tome para si a competência de definir a política pública no lugar do Executivo Federal e do Legislativo”, afirmou.

Por um outro lado, a TR Soluções e da Marangon Consultoria & Engenharia argumenta que a solução da Aneel mantém parte do subsídio aos geradores das regiões Norte e Nordeste.

+ Morador de condomínio pode receber clientes em casa? Veja o que a lei diz sobre isso

“O aprimoramento promovido pela Aneel na metodologia locacional amplifica a sinalização econômica de forma a privilegiar o consumo de energia elétrica em pontos da rede de transmissão onde se localizam mais empreendimentos de geração. Essa sinalização econômica tende a postergar a necessidade de novos investimentos no sistema, o que, no longo prazo, contribui para a modicidade tarifária”, explicou.

De acordo com a consultoria, a medida poderia baixar a tarifa de energia dos consumidores do Nordeste em até 2,6% a partir de 2027. Já no Sergipe, a queda acumulada no período de transição poderia totalizar 19%.

Cálculos da Frente Nacional dos Consumidores de Energia mostram que a proposta aprovada pelos parlamentares pode acabar gerando um prejuízo de R$ 800 milhões ao ano para os nordestinos, principalmente para os clientes residenciais.

Conta de luz (Reprodução/Internet)

Conta de luz (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.