Morador de condomínio pode receber clientes em casa? Veja o que a lei diz sobre isso

08/11/2023 às 22h27

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Muitos moradores têm dúvidas em relação a esse tipo de prática (Imagem: Reprodução)

Lei é bem clara em relação a esse tipo de assunto em condomínios

Uma dúvida bem comum entre os profissionais autônomos, em especial aqueles que prestam serviços e não possuem um ambiente próprio para as atividades corporativas é em relação a possibilidade de atender clientes em casa.

A dúvida que muitos então tem é: Será que a lei permite esse tipo de prática para as pessoas que moram em condomínio?

+ Dica de milhões: Confira 4 perfumes femininos nacionais que vão te deixar cheirosa no Ano Novo

A Lei 4.591/1964, vale deixar claro, apenas proíbe que o morador “destine a unidade à utilização diversa da finalidade do prédio”. Assim, eles podem realizar atividades previstas nas finalidades do empreendimento, o que significa dizer que um condomínio residencial não pode ser usando para fins comerciais e vice versa.

Mas, um condomínio pode mudar a sua destinação mediante deliberação em assembleia com voto de 2/3 dos condôminos, segundo previsto na Lei 14.405/2022.

LEIA TAMBÉM:

Caso o trabalhador more em um condomínio residencial e recebe seus clientes em casa, o síndico tem a prerrogativa para impedir as atividades comerciais, desde que a regra esteja definida na convenção coletiva ou no regimento interno.

Porém, casos específicos podem ser analisados em assembleia. O morador que realiza as atividades comerciais que não causam importação ou impactam a dinâmica do prédio pode alegar que o seu trabalho não oferece transtorno, risco, despesas ou perigos para os demais condôminos.

A decisão, nesse caso, também vai depender da aprovação de 2/3 dos participantes da votação. Também é importante pontuar que a atividade comercial deverá ser secundária, ou seja, não é permitida a instalação de empresas dentro do condomínio residenciais. A ideia é que o condômino receba clientes em casa, porém, que a propriedade continue sendo sua residência.

+ Saiba como conseguir 500 reais apenas com uma moeda de 50 centavos; é possível

ÁREAS COMUNS

Para atendimentos nas áreas comuns do condomínio, é necessário consultar a convenção e o regimento interno do empreendimento sobre o uso desses locais. Caso o texto não preveja esse tipo de situação, abrindo espaço para dúvidas, o assunto vai ter que ser discutido em assembleia.

Em casos onde o condomínio possua uma área de coworking com espaço para reuniões, por exemplo, não existe problema em receber clientes para atividades relacionadas ao trabalho, desde que compatíveis com o espaço e sua finalidade.

Condomínio de casas (Imagem: Reprodução)

Condomínio de casas (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.