Fim do IPVA: Adeus ao imposto mais temido dos motoristas acaba de cair como um presente
04/11/2023 às 11h03
Adeus ao imposto mais temido dos motoristas
Isso porque em 2023, o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) sofreu mais uma alta. Isso porque o valor dos automóveis aumentou de forma expressiva em 2021, o que elevou os valores do imposto em 2022.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a inflação média dos carros foi de 22,5% no período. Aliás, a alta dos preços associada pela inflação impactou os valores de carros novos e usados.
SAIBA MAIS! Atenção: Governo emite comunicado sobre o que pode levar o cancelamento definitivo do Bolsa Família
Sendo assim, os motoristas perceberam que o IPVA 2023 está mais caro. Porém, nem todos os proprietários de carros e motos terão de realizar o pagamento do imposto. Isso porque alguns veículos automotores são isentos do tributo anual.
Em alguns estados brasileiros, os veículos 100% elétricos são isentos de IPVA. Esse é o caso, por exemplo, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, onde não há a cobrança do tributo para estes modelos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Vale destacar, inclusive, que não há uma lei que obrigue os Estados a isentarem o imposto de modelos eletrificados. Dessa forma, é mais uma ação para incentivar a compra de veículos com menor emissão de carbono.
ADEUS AO IMPOSTO MAIS TEMIDO?
Já conforme informações divulgadas pelo site Vrum, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União dia 11 de julho de 2023, a proposta de redução da alíquota de motos que estão equipadas com motores de até 170 cilindradas para 0% e ficou de “entrar em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do exercício financeiro subsequente”.
Acontece que a resolução não é impositiva. O que quer dizer que os estados e o Distrito Federal podem escolher se vão aceitar a decisão ou não.
Sendo assim, é necessário ainda esperar para saber como cada governador irá reagir, mas já se trata de uma grande vitória que tem como objetivo garantir alívio financeiro para milhares de brasileiros, proprietários de motos.
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), uma boa variedade de motos não pagarão o IPVA em 2024 (data base do ano anterior). Dessa forma, aquelas que possuem até 170 cilindradas.
Um bom exemplo disso é a Honda CG 160. O modelo possui quatro versões diferentes e custa a partir de R$ 12.280 reais. Esta moto traz um motor de 162,7 cm³.
A Honda Biz, que possui as versões 110i e 125, é outra moto que não pagará IPVA. Outro modelo também é a Yamaha YBR 150, que está equipada com um motor 149 cilindradas. Portanto, essa notícia cai como um presente para milhares de motoristas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!