Importante: Banco Central anuncia ranking de reclamações das instituições financeiras

03/11/2023 às 10h38

Por: Fernanda Zanardo
Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)
Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)

A cada três meses, a autarquia divulga quais foram as reclamações mais recorrentes das instituições financeiras

O Banco Central divulgou recentemente, através do site oficial, o ranking de reclamações sobre os bancos e instituições financeiras. Esses dados são atualizados e disponibilizados a cada três meses.

+Motorista que atropelou Kayky Brito revela que Bruno de Luca o procurou e expõe diálogo

Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)

Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)

Para realizar esse levantamento, o órgão considera o número de clientes de um determinado banco e o número de reclamações recebidas no período de análise.

Com esses dados em mãos a autarquia consegue fazer um índice que vai até 15, quanto maior o índice, maior é o número de reclamações que a instituição financeira tem.

De acordo com o levantamento do terceiro trimestre do ano, esse é o ranking realizado pelo Banco Central.

LEIA TAMBÉM:

  1. BTG Pactual: 38,41;
  2. Bradesco: 29,02;
  3. Inter: 24,91;
  4. PagBank: 22,28;
  5. C6 Bank: 20,44;
  6. Santander: 15,59;
  7. Itaú: 15,47;
  8. Original: 14,60;
  9. Neon: 14,03;
  10. Caixa Econômica Federal: 11,58

+Atenção: Novo golpe do Pix está sendo aplicado; Saiba como se prevenir

As companhias citadas se referem aos conglomerados de cada uma delas. Além disso, depois da 10ª posição, os bancos passam a apresentar um índice abaixo de 10. São eles:

  • Votorantim;
  • Banco do Brasil;
  • Mercado Crédito;
  • Nubank;
  • AME Digital.

Principais reclamações

Nesse ranking, o Banco central conseguiu identificar quais foram os principais motivos das reclamações dos clientes de um banco ou instituição financeiras e são esses:

+REPATRIADO? Vitinho é monitorado por times brasileiros que ficam de olho em MULTA + salário de R$ 1 MILHÃO

Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)

Banco Central divulga ranking de reclamações dos clientes das instituições financeiras (Imagem Reprodução Internet)

  • Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança;
  • Cobrança irregular de tarifas;
  • Oferta e prestação de informação sobre conta ou serviço de forma inadequada;
  • Débito em conta não autorizado pelo cliente;
  • Transações não reconhecidas pelo titular da conta;
  • Insatisfação com a resposta recebida da instituição referente à reclamação no BC;
  • Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou falsa;
  • Pix – dificuldade para solicitar ou realizar devolução.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.