VEJA: descubra AGORA como sacar o Pis/Pasep ainda este ano

29/10/2023 às 13h30

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios liberados todos os anos pelo governo federal para trabalhadores formais.

Neste ano, os recursos já foram liberados para saque e precisam ser solicitados pelos trabalhadores até o dia 28 de dezembro.

Os pagamentos realizados em 2023 foram calculados tomando como base os registros referentes ao ano de 2021. Diante disso, para se qualificar para esse benefício, o trabalhador precisa ter exercido alguma atividade formal durante esse período. A liberação dos valores teve início em janeiro e terminou no mês de julho, fazendo com que o dinheiro ficasse disponível para saque.

Fim do mistério: Nubank revela fórmula mágica para aprovação de cartão de crédito da instituição

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Pis/Pasep (Reprodução/Internet)

Atenção: INSS muda nome de benefício e você precisa saber o que fazer para não ter a concessão negada

LEIA TAMBÉM:

A retirada deve ser feita na instituição financeira responsável pelo pagamento. Dessa forma, para os servidores, o depósito deve ser feito por meio do Banco do Brasil, enquanto para os trabalhadores da iniciativa, a liberação é feita através da Caixa Econômica Federal. As pessoas que ainda não realizaram o saque devem procurar os bancos para ter acesso aos valores.

Para ter acesso aos valores do PIS/Pasep é necessário que o trabalhador cumpra alguns critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Entre os critérios estabelecidos, está a necessidade de ter trabalhado de forma formal durante o ano-base do pagamento do benefício. Neste ano, o ano-base é 2022.

Além disso, ainda é exigido que o trabalhador tenha uma média salarial de até dois salários mínimos e que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. É necessário também estar inscrito e com os dados atualizados no Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Atenção: INSS muda nome de benefício e você precisa saber o que fazer para não ter a concessão negada

Já o valor a ser recebido pelo trabalhador varia de acordo com o número de meses trabalhados durante o ano-base. Para saber quanto vai receber, basta dividir o salário mínimo por 12 e depois multiplicar pelos meses trabalhados durante o ano.

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.