Tudo o que você precisa saber sobre o 14º salário do INSS; Confira os detalhes

26/10/2023 às 9h56

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
14º salário do INSS para aposentados e pensionistas (Imagem Reprodução Internet)

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social sempre ficam ansiosos para saber se realmente vão receber o 14º salário

O 14º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em discussão no projeto de Lei 4367/20 e deixa os aposentados e pensionistas apreensivos sobre a possibilidade de receber mais um valor extra.

+MC Cabelinho exagera na reação após irmão assumir relacionamento com tio de Tatá Werneck

A proposta teve origem com o deputado Pompeo de Mattos, que justifica que esse extra trará alívio financeiro para as famílias brasileiras, além de diminuir os danos causados pela Covd-19 no orçamento das famílias.

Deputado Pompeo de Mattos, criador do Projeto do 14º salário para segurados do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Deputado Pompeo de Mattos, criador do Projeto do 14º salário para segurados do INSS (Imagem Reprodução Internet)

A ideia inicial é que os pagamentos começassem em 2020 e 2021, mas a discussão foi sendo adiada e só tomou força em 2022, quando desde então, há diversos debates na Câmara dos Deputados.

Apesar de todas as tratativas a respeito do 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS, é bem improvável que ele será pago esse ano. Isso porque desde que proposto, o projeto de lei encontrou muitos obstáculos, o que impediu seu avanço.

LEIA TAMBÉM:

Diversas manobras políticas fizeram com que essa pauta fosse retirada da agenda de votação e prorrogou ainda mais uma decisão definitiva sobre o assunto.

+Abel Ferreira não perde a oportunidade e alfineta críticos após goleada do Palmeiras contra o São Paulo

Importante frisar que para ser uma realidade, o projeto precisa passar pela votação das duas casas Legislativas (Câmara e Senado), além da sanção Presidencial.

Vale lembrar que à princípio, o benefício tinha como objetivo ser como um salário emergencial dos anos de 2020 e 2021, para ajudar os impactos financeiros causados pela pandemia, por isso, se o 14º salário fosse aprovado, seria pago de forma retroativa.

Recentemente, por causa de uma manobra feita por Arthur Lira, então presidente da Câmara, retirou o Projeto de Lei de pauta encaminhando para outra comissão especial, isso fez com a que a discussão fosse ainda mais adiada e perder força política.

Além disso, o Governo enfrenta um impasse orçamentário, pois alega não ter recurso para bancar o 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

Projeto de Lei discute 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas (Imagem Reprodução Internet)

Projeto de Lei discute 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas (Imagem Reprodução Internet)

+Fique ligado: Nubank lança ferramenta que poucas pessoas conhecem; Confira como conseguir

Quem terá direito?

Dentro do projeto de lei, os segurados que terão direito ao 14º salário são quem recebe:

  • Aposentadorias em geral;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte.

Vale ressaltar que assim como acontece com o 13º salário, quem recebe benefício assistencial como o LOAS e o BPC não terão direito à esse salário extra.

 

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.