Você sabia? Esse tipo ‘popular’ de café pode estar acelerando o seu envelhecimento

25/10/2023 às 0h24

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Café é amado por muitos brasileiros (Imagem Reprodução Internet)

Um tipo de café em especial pode acelerar o seu envelhecimento

Você é dos que não dispensam uma boa xícara de café pela manhã? A bebida é amada por muitos brasileiros. Os seus benefícios para a saúde acabam sendo motivos suficientes para desfrutá-la.

Os estudos já demonstraram que o café pode ser um aliado no combate à perda de memória e até mesmo pode favorecer a saúde do intestino, graças ao seu efeito laxante, porém, o mesmo também contribui para o envelhecimento.

Antes de mergulhar de vez na cafeína, é muito importante lembrar que tudo deve ser consumido com moderação. E o café não é exceção, pois, o excesso da cafeína pode prejudicar e muito a concentração e o sono. Existe um limite que podemos ingerir para evitar os efeitos indesejados, mas, existe um tipo de café que merece a sua atenção.

+ Essas são as plantas que espantam os mosquitos de sua casa; confira

Você já ouviu falar do tipo de café que pode acelerar o envelhecimento? Isso não é novidade para você, pois, um estudo recente nos trouxe informações surpreendentes.

LEIA TAMBÉM:

E o café em questão trata-se do café instantâneo, popularmente conhecido como café solúvel. O mesmo pode ser prático e fácil de se preparar, e é ideal para pessoas com rotinas agitadas, porém, não é a melhor opção para a sua saúde.

Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido e divulgada recentemente, o café solúvel pode reduzir de quatro a cinco meses de vida a cada xícara. O estudo envolveu quase meio milhão de pessoas, homens e mulheres com idades entre 37 e 73 anos, que foram entrevistados sobre o seu estilo de vida, saúde e hábitos alimentares.

Os pesquisadores acabaram avaliando o consumo de café de 3 maneiras diferentes:

Ingestão total de café;
Ingestão de café instantâneo;
Ingestão de café filtrado.

Eles ainda acompanharam o tamanho dos telômeros dos participantes que são pequenas partes do DNA associadas ao envelhecimento. A redução dos telômeros está ligadas a diversas doenças da velhice, como a diabetes, câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

O resultado acabou surpreendendo, pois, cada xícara de café total resultou em uma perda de 0,12 anos de vida, o que equivale a cerca de dois meses. No caso do café solúvel, cada xícara da bebida reduziu 0,38 anos de vida, ou seja, de quatro a cinco meses.

Os cientistas suspeitam que o chumbo, mineral presente nesse tipo de café, pode influenciar esse efeito, assim como os aditivos a exemplo de cremes e aromatizantes, porém, essas razões ainda não foram conclusivas.

Os estudos anteriores indicam que o café solúvel está associado a doenças diversas:

Obesidade;
Alzheimer;
Câncer de mama;
Fragilidade em idosos.

+ Fique atento: Renegociação oferece descontos expressivos na conta de luz de até 75%; Saiba quem é elegível

Se você tem o hábito de beber café solúvel com regularidade, o ideal é considerar a substituição pelo café filtrado sempre que possível. O feito a partir dos grãos torrados e moídos não apresenta os efeitos prejudiciais à saúde que foram observados no café solúvel.

O café filtrado, por sua vez, contém compostos benéficos, como polifenóis, diterpenos e micronutrientes. A recomendação geral é não ultrapassar a quantidade de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente quatro xícaras pequenas.

Assim, você pode continuar desfrutando do seu café com tranquilidade, sabendo que está cuidando da sua saúde e, de quebra, ganhando alguns anos a mais de vida.

Homem tomando seu café de barriga vazia antes de sair para o trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)

Homem tomando seu café (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.