É fato que os aposentados do INSS irão ganhar o abono natalino EM DOBRO?

23/10/2023 às 18h30

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
Aposentados e pensionistas do INSS receberam notícia especial (Reprodução/Internet)

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é notório por ser o órgão previdenciário brasileiro no qual muitas famílias passam a depender dos seus benefícios. Com isso em mente, essas pessoas são agraciadas com o tradicional abono natalino, um evento anual, como de praxe. Com o objetivo de ampliar ainda mais o apoio a esse segmento da sociedade, o governo brasileiro também pode garantir um benefício ADICIONAL. Exato. E mais informações sobre esse tema podem ser encontradas na matéria subsequente.

Fique bem informado e saiba se essa medida já foi aprovada ou não.

Desvendando Bolsa Família: Suspensão, bloqueio e cancelamento (ig.com.br)

Anualmente, os beneficiários do INSS devem receber o seu 13º salário, que corresponde a um abono financeiro adicional, levando em consideração que nos momentos iniciais e finais do ano, os gastos aumentam, devido às despesas relacionadas ao lazer e materiais escolares.

Esse abono é repassado aos beneficiários nos meses de novembro e dezembro, como será o caso em 2023. No entanto, aqueles que optaram por antecipá-lo ou já o receberam não terão direito a outro pagamento. Os valores beneficiarão apenas aqueles que seguem o caminho contrário a essas práticas e também os que se aposentaram após o mês de maio.

LEIA TAMBÉM:

Essa mesma gratificação também inclui os trabalhadores sob o regime CLT, mesmo que ainda não tenham se aposentado.

Outro ponto relevante é que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem esse abono anual, uma vez que recebem um benefício de CARÁTER ASSISTENCIAL, eliminando, portanto, o requisito para participar do 13º salário.

Mas, por favor, esteja ciente de que o pagamento do abono já foi confirmado e todos aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos poderão recebê-lo normalmente nos meses vindouros.

INSS faz anúncio

Segurados do INSS vão receber valor extra em novembro (Imagem Reprodução Internet)

Segurados do INSS vão receber valor extra em novembro (Imagem Reprodução Internet)

No entanto, é importante ressaltar que nada está confirmado neste momento. O que está em pauta é que, ainda em 2023, com o intuito de lidar com a crise provocada pela pandemia da Covid-19 e seus impactos socioeconômicos, pode ser necessário implementar um 14º salário, que seria esse benefício ADICIONAL em dobro para os segurados e dependentes da previdência social. Esse pagamento seria calculado da mesma maneira que o 13º salário, e mais uma vez, os beneficiários do BPC não receberiam, pelo mesmo motivo mencionado anteriormente.

A proposta foi apresentada pelo deputado Aureo Ribeiro, que afirmou que isso seria um amparo para muitas famílias que dependem dos beneficiários do INSS. No entanto, mesmo sendo de grande ajuda, o 14º ainda não é suficiente para resolver toda a crise gerada, mas, quando somado a outras medidas, pode sim oferecer apoio tanto para a população que o receberá quanto para o crescimento econômico do país.

Apesar de toda a importância, o benefício adicional em dobro ainda está em tramitação e há boas perspectivas de ser aprovado em breve. No entanto, é necessário aguardar com paciência, pois tudo indica que a aprovação não deve demorar muito, já que está prevista para atender o seu público-alvo ainda em 2023. Agora, a paciência é fundamental, e aguardamos as futuras decisões que passarão pela aprovação do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.