Aposentadoria cancelada: Pior notícia é confirmada hoje (22) para beneficiários do INSS
22/10/2023 às 10h00
Notícia cai como uma bomba para aposentados
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável pelo pagamento de vários benefícios, entre eles os pagamentos de aposentados e pensionistas.
Acontece que existem vários tipos de aposentadorias disponíveis, onde é necessário se atentar para os pré-requisitos, como idade, tempo de contribuição ou se a mesma é ‘especial’.
SAIBA MAIS! Novo golpe do PIX provoca pânico em usuários ao fazer a ‘limpa’ nas contas bancárias
Porém, uma modalidade que sempre causa preocupação é a aposentadoria por invalidez previdenciária. Acontece que o CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social a cancelar o pagamento de benefícios mesmo após o prazo de dez anos de sua concessão.
Hoje (22), vamos recordar uma notícia que foi publicada no Diário Oficial da União em agosto de 2023, onde a resolução oficializa uma regra já adotada em outros processos.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Ela abrange benefícios que dependem de perícia médica, como a aposentadoria por incapacidade permanente, o auxílio-doença (por incapacidade temporária) e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Mas, é bom pontuar que a autorização vale quando a autarquia constatar irregularidades no recebimento. Além disso, a medida também tem como objetivo ampliar a fiscalização e a detecção de fraudes e irregularidades nos pagamentos. O documento entrou em vigor em 1° de agosto.
QUAL O MOTIVO DESSA INICIATIVA DO INSS?
Conforme entrevista exposta pelo Edital Concursos do Brasil, o advogado especialista em direito previdenciário, Washington Barbosa, analisou a iniciativa.
“Uma pessoa aposentada por invalidez, por exemplo, já passa por perícias regulares ao longo dos anos como regra do INSS. Do ponto de vista do governo, a ideia é comprovar que essa invalidez permanece e que faz sentido manter o pagamento para esse trabalhador”, destacou o advogado.
De acordo como profissional, a resolução pode atuar em casos onde o segurado consegue voltar a trabalhar após determinado tempo afastado pelo INSS.
“Sem essa resolução, o INSS não poderia mais revisar esse benefício, e a pessoa seguiria recebendo os pagamentos. Agora, o INSS pode reavaliar e até suspender o pagamento mesmo após os 10 anos já concedidos, no caso de a pessoa se reabilitar ao trabalho”, declarou Washington Barbosa.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!