Lula tenta aprovar 14º salário para aposentados; veja novidades sobre benefício

20/10/2023 às 15h00

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Governo Lula tenta aprovar 14º salário para aposentados em 2023 (Foto: Reprodução/ Wilton Junior/ Estadão Conteúdo)

O 13º salário, gratificação natalina ou subsídio de Natal é um pagamento ao empregado ou funcionário instituído em alguns países. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país. Embora esse benefício CLT já seja de conhecimento geral, parece que o 14º salário pode entrar em vigor para caso seja aprovado pelo Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Flamengo toma decisão final e não aceita cobrir oferta do Palmeiras por Bruno Henrique

A proposta do 14º salário para os aposentados, implementada através do projeto de lei 4367/2020, é de autoria do Deputado Pompeo de Mattos. Ele sugere um abono adicional que seria pago em dois anos como uma forma de auxiliar na reposição dos valores que foram comprometidos durante a pandemia.

Felipão se pronuncia e pede calma ao Altético-MG ao enfrentar o Cruzeiro

LULA PODE APROVAR O 14º SALÁRIO AINDA EM 2023?

Ronaldo faz desabafo após sofrer com críticas: “Sem apoio da torcida, Cruzeiro dificilmente ficará na Série A

LEIA TAMBÉM:

O projeto de lei pretende realizar o pagamento de um abono extra para os aposentados e pensionistas. Todavia, o valor será pago por dois anos, sem que tenham que pagar nada a mais por isso. Caso seja aprovado, o 14º será pago para aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-doença. Mas ficam de fora quem recebe Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, pois são de caráter assistencial.

Ancelotti foge de perguntas sobre a seleção brasileira, mas declara: “Será esclarecido em breve”

Contudo, o 14 salário dos aposentados precisa passar por votação em todas as etapas. Ou seja, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Presidência da República. Entretanto gerou-se grande expectativa para que o projeto de lei já estivesse em uma etapa mais avançada, mas houve atraso após várias discussões e divergências entre os representantes.

Aposentados têm 14º salário? Veja tudo sobre o benefício do Governo (Foto: Reprodução)

Aposentados têm 14º salário? Veja tudo sobre o benefício do Governo (Foto: Reprodução)

Por isso, teve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda votação. A comissão seria a última, porém, o Deputado Tiago Mitraud enviou um requerimento para inclusão de mais duas comissões na votação do projeto.

Sendo assim, o Governo Federal se pronunciou sobre o pagamento do abono aos aposentados. Segundo o Ministro da Previdência Carlos Lupi, não vai acontecer o pagamento do 14° salário em 2023. Já que de acordo com ele, não existe orçamento o suficiente para tal liberação. Mas, mesmo que houvesse orçamento, não seria possível esperar que Lula pagasse o 14 salário, já que o documento não teve aprovação de votação na Câmara, no Senado e na Presidência.

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.