Carrefour anuncia fechamento de dezenas de lojas no Brasil; unidades serão devolvidas ao Epa
17/10/2023 às 21h39
Ao todo, o Carrefour anunciou fechamento de 16 lojas
Fechamento de dezenas de lojas! O Grupo Carrefour anunciou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte, em Minas Gerais. A loja irá devolver os imóveis alugados ao grupo DMA, o concorrente local que é dono das marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo.
O DMA, vale dizer, é o nono maior varejista do ramo de alimentos do país, de acordo com ranking de 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A rede francesa ainda irá vender todos os ativos dentro das lojas, a exemplo de freezer, balcão e até os alimentos em estoque, de acordo com fontes ligadas ao caso.
A operação acabou sendo aprovada pela Superintêndência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na última terça-feira (10) e deve ocorrer em 15 dias, isso caso não haja discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
E como a operação é de baixa complexidade, não é necessário julgamento, apenas o parecer da SG-Cade. Os valores envolvidos no processo estão em absoluto sigilo.
As lojas, vale dizer, são de propriedades da incorporadora imobiliária WRV, que pertence ao Grupo DMA. O grupo opera em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rondônia e Rio de Janeiro e também possui postos de combustíveis nas bandeiras Mais Brasil e Petrobras-BR.
O Carrefour alugava as lojas do concorrente, porém, havia uma longa discussão judicial envolvendo o contrato de locação, que vai ser encerrada com a devolução das unidades, segundo notificação enviada ao órgão antitruste.
No parecer, a SG-Cade diz que o intuito das partes é “encerrar o litígio entre si, estabelecendo uma adequação dos interesses comerciais”.
+ Salário mínimo deve subir 7,65% em 2024; Confira detalhes da nova proposta
Ao ser procurado, o Carrefour falou estar em período de silêncio e não deu nenhum detalhe. A operação, de acordo com o Cade, não acarreta prejuízos concorrenciais e o DMA ficará com uma participação no mercado entre 20% e 50%.
“A operação foi notificada porque o grupo DMA opera supermercados em Belo Horizonte. Então, quando o Carrefour deixa as lojas, é provável que o DMA vá usar as unidades em algum momento”, disse uma fonte com familiaridade no caso.
O DMA foi procurado, mas não deu resposta até o fechamento da matéria.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.