Aditivo essencial na fabricação de doces acaba de ser proibido depois de ser descoberto risco de câncer
17/10/2023 às 20h33
Uso de aditivo pode provocar câncer e proibição acaba sendo feita
Gavin Newsom, governador da Califórnia, acabou de assinar uma nova lei nesta semana, a mesma promete abalar as estruturas da indústria alimentícia no país. De acordo com a lei, fica proibido o uso de corante vermelho nº 3 e outros aditivos alimentares que são potencialmente prejudiciais.
Com essa decisão, a Califórnia se tornou o primeiro estado do país a proibir o uso de um dos corantes mais utilizados na fabricação de doces e bebidas. Conhecido como Lei de Segurança Alimentar da Califórnia, o Assembly Bill 418 proíbe tanto a fabricação quanto a venda ou distribuição de produtos alimentícios que possuam o corante nº 3 em sua fabricação.
+ Urgente: CadÚnico tem mudanças que afetam diretamente Bolsa Família
Além dele, é proibido também o uso de bromato de potássio, óleo vegetal bromado e propilparabeno. Ao todo, quase 3 mil produtos usam o corante vermelho nº 3 em sua lista de ingredientes, incluindo os doces Skittles e Nerds. Eles usam ainda produtos instantâneos de batata e arroz, misturas para bolos, shakes de proteínas, entre vários outros alimentos.
Segundo Newsom “assinar isso como lei é um passo positivo em relação a esses quatro aditivos alimentares até que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) revise e estabeleça níveis nacionais de segurança atualizados para esses aditivos”.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Porém, o projeto de lei só vai entrar em vigor em 2027, ou seja, “um período significativo para as marcas revisarem suas receitas para evitar esses produtos químicos nocivos”, conforme acrescentou o governador da Califórnia.
+ Saiu nessa terça-feira (17): Notícia animadora chega para aposentados do INSS sobre aumento
Mas, em contrapartida, a National Confectioners Association afirmou que a decisão vai acabar com a confiança do consumidor e vai criar uma confusão em relação à segurança alimentar.
Finalizando, por conta do tamanho da economia da Califórnia, é bem provável que a lei afete todo o país, não apenas o estado. “É improvável que os fabricantes produzam duas versões de seus produtos. Uma para ser vendida na Califórnia e outra para o resto do país”, afirmou a Consumer Reports em nota divulgada.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.