Uber se pronuncia sobre reclamações de usuários após motoristas deixarem de usar o ar-condicionado
15/10/2023 às 11h45
Passageiros estão reclamando dos motoristas da Uber
Isso porque quando chegou ao nosso país em 2015, o diferencial da Uber era o tratamento VIP para os seus usuários, como carro com ar-condicionado e até oferecimento de balas e água, por exemplo.
Obviamente o serviço era considerado mais elevado, onde com a popularização as ‘regalias’ ficaram escassas. Porém, o ar-condicionado seguiu sendo um grande atrativo para os usuários.
SAIBA MAIS! Descontão na conta de luz e isenção do IPTU: Saiba como aproveitar esses benefícios incríveis
Afinal, nos estados brasileiros não são todos os transportes públicos que oferecem ar-condicionado, além da praticidade de você pedir um carro que te deixe exatamente onde você deseja e te busque no seu local exato de embarque.
Os preços ficaram competitivos com a demanda mais alta e vários motoristas se tornaram parceiros da Uber. Porém, com a pandemia da Covid-19 em 2020, foi determinado que os carros de aplicativos passassem a trafegar com as janelas abertas e não mais com os vidros fechados.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Com isso, mesmo após o fim da pandemia, muitos motoristas não voltaram com as regras anteriores, justamente por causa dos gastos com a manutenção do carro e também o aumento do combustível, visto que o ar-condicionado desligado causa economia.
O fato virou um hábito nas cidades brasileiras, inclusive, nas que o calor é predominante em quase todas as épocas do ano, a exemplo do Rio de Janeiro.
Com a atual crise econômica, refletida na decadência do serviço de transporte por aplicativo no país, com carros velhos e a explosão do uso da motocicleta, como Uber e 99 Moto, a categoria sem ar-condicionado foi oficializada.
USUÁRIOS INSATISFEITOS?
Não são todos os motoristas que adotaram ficar sem o uso do ar-condicionado, muitos ainda usam a refrigeração tanto para o seu próprio bem-estar como a dos passageiros.
Porém, está cada vez mais comum o serviço ser prestado por motoristas que se negam a ligar o ar-condicionado quando estão com passageiros.
Alguns usam o argumento que a garantia da refrigeração é apenas para corridas Uber Comfort ou 99 Comfort. Em outras categorias, o ar-condicionado só é ligado se o motorista parceiro quiser.
“Isso é um absurdo. Sabemos das dificuldades que os motoristas têm enfrentado, mas não existe em lugar algum que o serviço de Uber seria sem refrigeração. Ao contrário. Quem não lembra do conforto anunciado em 2015, quando a Uber chegava ao Brasil?”, reclamou à Coluna Mobilidade a professora Cláudia Maria Menezes.
“E a prática de não ligar a refrigeração é tão inadequada para o serviço prestado que muitos motoristas usam o ar. Ou ligam quando pedimos. Isso nem deveria estar acontecendo. Uber X, por exemplo, sempre foi um serviço ofertado com ar-condicionado. Ainda mais num País violento como o nosso. Andar com os vidros dos veículos abertos representa risco de assalto e furto”, pontuou ela.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Por meio de uma nota a Uber se manifestou em relação a polêmica que está concentrando um elevado número de reclamações de seus usuários, que estão insatisfeitos com os serviços oferecidos.
“O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens”, iniciou o comunicado.
“A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”, prosseguiu.
“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar a viagem caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência ao final de cada viagem pode ser avaliada tanto pelo motorista como pelo usuário, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade”, afirmou a nota.
“Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, especificamente, a Uber implementou uma política de segurança, baseada nas orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a abertura das janelas do carro para melhor ventilação durante as viagens”, finalizou a Uber.
Portanto, os passageiros devem combinar previamente com o motorista, como já vem acontecendo. Porém, o fato é que mais cedo ou mais tarde, uma regra deverá ser imposta cravando se de fato, o serviço precisa oferecer o ar-condicionado na corrida ou não.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!