Atenção: Atendimento no INSS sofrerá mudança significativa a partir do dia 23 de outubro; Confira
13/10/2023 às 10h31
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estão prestes a adotar uma abordagem nova para servir os segurados no final deste mês.
Uma novidade significativa está no horizonte dos segurados que dependem do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está prestes a realizar testes destinados a modernizar seus serviços.
+Virginia Fonseca se desespera após animal invadir sua casa e dar à luz a um filhote
O projeto-piloto está agendado para ser lançado a partir do dia 23 de outubro. Nesse contexto, duas agências localizadas em São Paulo foram escolhidas como locais de teste.
No último dia 10 de outubro, profissionais da autarquia participaram de testes que avaliam as interações que o futuro modelo do INSS trará ao público. Isso faz parte da penúltima etapa do projeto “Modernização, Inovação e Fortalecimento Institucional do INSS”.
Essa foi a terceira de quatro etapas planejadas para o desenvolvimento da iniciativa. Os testes abrangeram solicitações de perícia médica e avaliação social realizadas remotamente, bem como serviços de autosserviço em totens, WhatsApp e atendimento presencial nas agências.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
A quarta fase envolverá a implementação do sistema em duas unidades em São Paulo. Essas unidades estão localizadas em Mauá e na capital paulista, em Santo Amaro. Portanto, as agências do INSS nessas localidades receberão o modelo piloto de atendimento presencial entre os dias 23 e 27 de outubro.
Sobre o projeto de modernização
Uma consultoria da KPMG entrevistou mais de 3.600 pessoas, das quais 3.279 foram entrevistadas remotamente, e outras 353 participaram de pesquisas de campo.
+Ótima notícia para este grupo de brasileiros que vão receber auxílio de R$300; Confira detalhes
Isso resultou em um diagnóstico do atendimento do INSS em 58 cidades nas cinco regiões do Brasil. Como resultado, o novo modelo de atendimento está em desenvolvimento desde novembro de 2022.
O objetivo é simplificar os serviços prestados pelo órgão. O projeto visa resolver problemas identificados na consultoria, como a falta de entendimento sobre direitos previdenciários e a necessidade de melhorar os canais de interação com a população.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.