Alunos do ensino médio vão passar a receber dinheiro para estudar
09/10/2023 às 20h00
Governo está buscando incentivar os estudantes do ensino médio a concluírem os seus estudos
Depois de finalizar o ensino médio, os alunos que não conseguem vagas na universidade federal na maioria das vezes acaba abrindo mão de estudar em universidades, por não terem condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade privada.
Sem falar que existem ainda os estudantes que deixam as escolas para poder ajudar no sustento de suas casas. Felizmente, um novo programa do governo federal irá ajudar nessa situação.
+ FGTS: mudanças surpreendentes prometem transformar a forma de realizar o saque
Assim, o programa quer pagar uma bolsa de estudos e mais uma poupança aos estudantes do ensino médio que permanecerão na escola e terminarão o 3º ano com bom desempenho.
A medida encontra-se em fase de finalização, com previsão para ser divulgada em breve. O objetivo é que os alunos não precisem abrir mão dos estudos para trabalhar, situação comum ao Brasil. Segundo Camilo Santana, ministro da Educação: “A ideia é dar um auxílio que será mensal e uma poupança para que ele possa receber ao final do ensino médio, por ano”.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
De acordo com os dados levantados pelo Ministério da Educação, 7% dos estudantes do ensino médio acabam abandonando os estudos.
“A ideia é que a gente possa garantir um apoio, porque quando um aluno chega no ensino médio, na idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar”, explicou ele.
+ Atenção motoristas: A Uber corre mesmo o risco de deixar o Brasil? Fique por dentro da polêmica
Com o pagamento, a renda acabará chegando na casa das famílias de baixa renda sem que seja necessário que o adolescente deixe a escola para ajudar no sustento do lar. O objetivo da bolsa é ajudar os alunos em despesas comuns no dia a dia.
Já em caso da poupança, ela “poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o negócio ou pagar estudos em uma faculdade”, afirmou Santana. Para poder ter direito a ambos os benefício, os estudantes devem cumprir com as obrigações: frequência escolar e aprovação nas disciplinas com excelência.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.