VITÓRIA AOS APOSENTADOS! INSS anuncia PAGAMENTOS e você precisa saber HOJE (09/10) tudo que TEM DIREITO
09/10/2023 às 9h00
A Previdência Social opera através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é uma rede que protege mais de 70 milhões de trabalhadores e paga benefícios mensais a mais de 36 milhões de brasileiros na atualidade.
+MELHOR NOTÍCIA DO DIA: Bolsa Família emite comunicado e esses beneficiários vão comemorar
O INSS, muitas vezes, é um sistema falho como muitos que existem, mas buscam aprimorar seus servciços cada vez mais e agir de acordo com a lei devidamente, portanto, alguns erros de pagamentos acabam acontecendo e estão sendo ressarcidos devidamente.
Os pagamentos atrasados do INSS, ou considerados retroativos, são valores que estão sendo liberados a muitos aposentados e pensionistas neste ano, seja por averiguação administrativa de cálculos ou por vitórias na Justiça para que sejam pagos devidamente.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+INSS LIBERA BENEFÍCIO: Trabalhadores sem carteira assinada também estão liberados para se aposentar
Vale destacar que, caso haja dúvidas quando às suas pensões e aposentadorias, ainda mais em relação a erro de valores, cálculos, etc, a recomendação é que busque sempre um advogado ou contador especializado no Direito Previdenciário, para que você tenha maiores informações.
O INSS criou o app Meu INSS que ajuda os segurados a averiguarem todos seus benefícios, bem como ter mais precisão sobre as pendências com o órgão sem nem precisar sair de casa, afinal de contas, são cerca de 90 serviços disponíveis digitalmente.
Mas atenção, se o INSS errou seus cálculos e lhe paga um benefício menor do que você deveria receber, ou caso um benefício seja negado pela instituição, você pode recorrer à Justiça e ter os valores, lá na frente, por meio da decisão definitiva judicial, tanto devolvidos e pagos com juros e correção monetária.
Recentemente, o CJF (Conselho da Justiça Federal), divulgou que foi autorizada a liberação de um valor exorbitante, que beira a cifra dos R$ 2,3 bilhões de reais para que os pagamentos dos atrasados (retroativos) do INSS sejam pagos a milhares de aposentados e pensionistas do Brasil.
Este montante absurdo é para pagar as pessoas que tiveram vitórias judiciais à concessão e revisão de diversos benefícios junto ao INSS, desde pensões, aposentadorias e auxílios-doença, por exemplo.
Onde consulto meus atrasados e retroativos do INSS?
Para saber os valores dos atrasados e retroativos que você tem direito no INSS, caso tenha ação movida na Justiça, você deve acessar pela Internet o site do TRF (Tribunal Regional Federal) da sua região e realizar a consulta online. Recomendamos que você procure seu advogado para uma melhor orientação e consulta sobre o andar da carruagem no seu processo.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.