Atenção: Novas propostas do FGTS são anunciadas e deixa milhões de trabalhadores pulando de alegria
07/10/2023 às 7h56
Novas propostas do FGTS são anunciadas
Acontece que desde a pandemia no antigo Governo Bolsonaro, foi estipulado o saque-aniversário do FGTS. Esse benefício é uma forma do trabalhador pegar um saldo de até um salário mínimo do seu Fundo de Garantia no mês do seu aniversário.
Antigamente isso só era possível em casa de demissão sem justa causa ou através de programas como o Minha Casa, Minha Vida.
SAIBA MAIS! 14º salário do INSS deixa aposentados e pensionistas em polvorosa: Saiba todos os detalhes
Porém, três novas propostas prometem ampliar ainda mais a forma de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Com isso, milhões de brasileiros terão uma excelente notícia, caso as propostas sejam aprovadas.
A primeira chance de saque é para os trabalhadores que pedem demissão da empresa. Existe um projeto de lei (PL) que tem como intuito permitir que o colaborador que optar por deixar o emprego, possa ter acesso aos recursos do FGTS.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Essa medida ajudará milhões de brasileiros que ás vezes ficam em um emprego sofrendo assédio moral ou adiando os seus sonhos e desenvolvimento profissional para não perder o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que ficava ‘preso’.
A outra proposta é de que o funcionário possa sacar para comprar um carro próprio. Atualmente a modalidade possibilita o uso para o financiamento habitacional. Caso seja aprovado esse projeto de lei, irá ajudar muitos trabalhadores que sonham com o primeiro automóvel.
Por fim, a outra proposta é de ter acesso ao saque extra para as mulheres que foram vítimas de violência doméstica. O intuito desta proposta é que estas mulheres tenham um maior amparo do ponto de vista financeiro para que possam se restabelecerem, pelo menos no âmbito financeiro.
Sendo assim, as três propostas deverão passar por votações no Congresso antes que possam entrar em vigor, de fato, para milhões de brasileiros.
O FUNDO DE GARANTIA PODE AUMENTAR?
Atualmente, o FGTS passa por um ajuste anual de 3%, com base na Taxa Referencial (TR), que é um modelo de juros adotado desde os anos 90.
Porém, uma decisão prevista para o próximo dia 18 de outubro no Supremo Tribunal Federal (STF) pode modificar o rendimento do benefício, aproximando-o do rendimento da poupança, que atualmente é de 0,6% ao mês.
No mencionado dia 18 de outubro, o STF avaliará uma ação movida pelo partido Solidariedade que questiona o modelo de reajuste do FGTS de acordo com informações do portal UOL Economia.
De acordo com a ação, o rendimento do FGTS não deve ser inferior ao rendimento da poupança, que é usado como referência para diversos investimentos no país. Atualmente, o rendimento da poupança é de 0,6% ao mês, enquanto o benefício é ajustado anualmente a uma taxa fixa de 3%.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!